Notícias

Diretora Adjunta do Espaço do Conhecimento UFMG ministra aula magna sobre a exposição Sertão Mundo no 2º Encontro Estadual de Gestores Municipais de Cultura e Turismo de MG

Gestores, agentes públicos, agentes culturais e artistas participam do Encontro Estadual de Gestores Municipais de Cultura e Turismo

Nesta terça (22) e quarta-feira (23), o Palácio das Artes (Avenida Afonso Pena, 1537, Centro – BH) é palco do 2º Encontro Estadual de Gestores Municipais de Cultura e Turismo, evento realizado pela Secretaria de Estado de Cultura e Turismo (Secult). Além de  fortalecer as políticas públicas dos setores e ainda aproximar os profissionais,  também é objetivo do evento celebrar o lançamento do Ano da Mineiridade, uma iniciativa para enaltecer Minas Gerais e as características únicas pelas quais o povo mineiro é reconhecido. 

Com intensa e diversificada programação, o evento propõe maior transversalidade entre Cultura e Turismo, além de atividades formativas e reflexivas voltadas à qualificação dos profissionais que atuam nas cadeias produtivas dos setores. A expectativa é reunir mais de 600 pessoas entre gestores de municípios mineiros, agentes públicos, agentes culturais, pesquisadores e membros da sociedade interessados na temática. 

Mineiridade: diversidade, diálogo e parcerias

No primeiro dia de evento, no período da manhã, ocorreu a cerimônia de abertura, presidida pelo Secretário de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais, Leônidas Oliveira, com participação de diversas autoridades das áreas do turismo e da cultura. No início da tarde ocorreu a aula magna, intitulada “Mineiridade com Cultura e Turismo”, ministrada pela diretora adjunta do Espaço do Conhecimento UFMG, professora Sibelle Diniz,  que apresentou ao público a exposição “Sertão Mundo”. Em um panorama geral, ela falou sobre sua concepção, equipe de curadores, parcerias firmadas, ações educativas e números do público em 6 meses de exposição virtual. 

Sibelle Diniz explicou como a exposição, inspirada na literatura de Guimarães Rosa, leva o sertão para o mundo e como o sertão, Minas e a mineiridade estão conectados ao mundo. “A exposição Sertão Mundo apresenta múltiplas reverberações originadas pelo universo rosiano, partindo de uma cartografia de geografias físicas e imaginárias, influenciadas pelas histórias de Rosa e mostra a riqueza da obra de Guimarães Rosa, que há 75 anos inspira gerações de leitores ao tratar dos dilemas humanos. Em especial, a exposição se inspira no sertão, buscando valorizar e estimular a preservação da história, dos locais e do patrimônio material e imaterial que envolve o universo criado pelo autor”, destacou. 

A palestrante destacou ainda a importância da rede de colaboradores e instituições formada em torno da exposição. Esse foi um trabalho coletivo. “Essa exposição contou com a construção de uma rede de contatos de pessoas e instituições ligadas ao escritor, consolidando assim uma equipe de colaboradores que foi fundamental para a realização da exposição. Além disso, vemos a exposição como um “chamariz” do que é produzido no Estado, de modo a atrair turistas para conhecer os vários sertões das Minas”, comentou.

Encerrando sua participação, a diretora adjunta chamou a atenção para a importância da aproximação entre as universidades públicas e os municípios para fomentar a cultura e o turismo em MG. “Na UFMG nós temos uma experiência de cultura e extensão que se apoia em todas as expressões da mineiridade: literatura, artes visuais, música... As Universidades devem cada vez mais assumir seu lugar diante da comunidade não acadêmica e os gestores municipais podem cobrar essa parceria, pois se aproximarmos as instituições teremos muito a contribuir, não só com o turismo e a cultura, mas em todas as áreas”. 

Ao final, foi apresentado um vídeo tutorial explicativo sobre como navegar pela Sertão Mundo (disponível aqui) e distribuídos catálogos da exposição para o público presente. 

Comentaram a aula magna Alexandre Milagres, Diretor de Museus da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo (Secult) de MG e José Oliveira Junior, Diretor de Economia Criativa da Secult. A programação do evento prossegue nesta quarta-feira (23) e  amplia o diálogo entre as Instâncias de Governança Regionais (IGR’s), com encontros de gestores que serão realizados tanto no Grande Teatro Cemig Palácio das Artes quanto no Cine Humberto Mauro. As reflexões vão abordar temáticas distintas, como os mecanismos de fomento e estímulo à cultura e ao turismo, a transversalidade entre esses dois segmentos e as ferramentas do marketing aliadas à mineiridade.

Toda a programação é gratuita e está disponível neste link.

Números da Sertão Mundo 

41 instalações

5 eixos expositivos: infância, linguagem, natureza, reverberações e sertão mundo

Múltiplas linguagens: fotografia, vídeo, áudio, ilustrações e jogos digitais 

Público entre  1 de setembro (2021)  e 16 de março (2022): mais de 8 mil usuários, sendo a maioria de regiões distintas do Brasil (Minas Gerais lidera, São Paulo, Rio de Janeiro, Ceará, Distrito Federal. Bahia e Pernambuco)

A exposição  também foi visitada por internautas  dos Estados Unidos, Portugal, Irlanda, França, Suíça e Alemanha. 
3 projetos relacionados: Espaço Literário, Sertãozinho e Educação na Praça: formação de educadores 

Foto: Zirlene Lemos

Selecionamos os melhores fornecedores de BH e região metropolitana para você realizar o seu evento.