Notícias

Fundação Clóvis Salgado oferece cursos livres de iluminação cênica, iluminação de galerias de arte e operação de mesa de som

Atividades gratuitas da Escola de Tecnologia da Cena, do Cefart, estão com inscrições abertas até 26 de março

A Fundação Clóvis Salgado promove, por meio da Escola de Tecnologia da Cena, do Centro de Formação Artística e Tecnológica – Cefart, cursos livres voltados para as diferentes técnicas de iluminação cênica, iluminação de galerias de arte e noções básicas de operação de mesa de som. São ofertados os cursos Iniciação à Iluminação Cênica, Iluminação em Galerias e Iniciação à Operação de Som em Mesas Analógicas.

As inscrições podem ser realizadas, gratuitamente, por meio do preenchimento de formulário online, disponível no site da FCS:www.fcs.mg.gov.br, de 22 a 26 de março. O link para o formulário está disponível aqui: https://bit.ly/2Frkmy2. Cada atividade dispõe de 25 vagas e tem carga horária total de 20h/aula. Os cursos são gratuitos e têm início em 28 de março. O edital está disponível aqui: https://bit.ly/2TQwphs

O curso Operação de Som em Mesas Analógicas, ministrado por Tomaz Feitosa Mota, professor da Escola de Tecnologia da Cena do Cefart, será realizado nos dias 28 de março, 2, 4, 9 e 11 de abril, das 14h às 17h. A atividade tem a proposta de ensinar conceitos básicos ao participante, que envolvem desde a manutenção e elaboração de cabos de som, passando pela operação em mesas de som analógicas, com atividades práticas e teóricas, utilização de efeitos externos à mesa de som, além de apresentação e uso de equalizadores e compressores, até a prática de montagem e desmontagem de um sistema de som (caixas, cabos e mesa de som).

Outro curso oferecido pela Escola de Tecnologia da Cena é o de Iniciação à Iluminação Cênica, ministrado por Geraldo Octaviano, docente da Escola de Tecnologia da Cena. A atividade tem o objetivo de fazer com que o participante assimile conceitos básicos sobre iluminação cênica, reconhecimento e uso de equipamentos, ferramentas e da estrutura relativa, além de procedimentos práticos inerentes à iluminação cênica. A ementa do curso também contempla reflexões sobre mercado, relações profissionais e produção técnica da iluminação cênica. O curso será realizado nos dias 28 de março, 1º, 8, 15 e 22 de abril, das 14h às 18h.

Encerrando a programação de cursos livres da Escola de Tecnologia da Cena, a Fundação Clóvis Salgado oferece o curso Iluminação em Galerias, também ministrado pelo professor Geraldo Octaviano. A atividade acontecerá nos dias 28 de março, 4, 11, 18 e 25 de abril, das 15h30 às 18h30, e 26 de abril, das 14h às 19h.

A proposta é ensinar conceitos sobre iluminação nas galerias de arte, em obras de artes plásticas, pinturas, esculturas e instalações. Durante a realização do curso, o participante também terá noções sobre uma galeria de arte, os ângulos e reflexões, além da aplicação de cor, luz e cor pigmento. Taxas de iluminação e uso de luxímetros, deteriorização das obras expostas a luz, ultravioleta e infravermelho, além de novas tecnologias também fazem parte do cronograma de atividades do curso.

Foto: Paulo Lacerto

Selecionamos os melhores fornecedores de BH e região metropolitana para você realizar o seu evento.