Notícias

Biografia de Lúcia Machado de Almeida é lançada em transmissão ao vivo da Academia Mineira de Letras

BDMG CULTURAL, ACADEMIA MINEIRA DE LETRAS E CONCEITO EDITORIAL LANÇAM A BIOGRAFIA DA ESCRITORA LÚCIA MACHADO DE ALMEIDA, DIA 30/3

“Se o escritor, através de sua obra (seja ela de que gênero for) conseguir despertar na criança, ainda que de modo embrionário e indireto, um sentido de solidariedade, de fraternidade universal e de respeito pela natureza, ele terá cumprido sua mais alta missão.” Com esta crença, a escritora mineira Lúcia Machado de Almeida se notabilizou como uma das pioneiras no Brasil na produção de literatura de qualidade para jovens e crianças. Reconhecida pela crítica e amada por seus leitores, Lúcia foi uma autora best-seller que, já no início dos anos 80, alcançara a marca de um milhão de livros vendidos.

Quinze anos após a sua morte (em 30 de abril serão 16 anos), o legado extraordinário da escritora é rememorado na biografia “Lúcia Machado de Almeida – uma vida quase perfeita”, escrita pelo jornalista Regis Gonçalves para a coleção Beagá Perfis, da Conceito Editorial. Produzido com o patrocínio do BDMG Cultural e apoio da Academia Mineira de Letras, o livro será lançado no dia 30 de março, no canal do youtube da AML, às 19h30, quando o biógrafo de Lúcia será entrevistado pelo editor da coleção, José Eduardo Gonçalves.

Uma escritora que formou gerações de leitores

Nascida em Santa Luzia, em 1910, Lúcia Machado de Almeida viveu a maior parte de sua vida em Belo Horizonte, com passagens pelo Rio de Janeiro e algumas cidades do exterior. No jornalismo, exerceu a profissão por quase 60 anos, tendo sido editora do Suplemento Literário de Minas Gerais. Como escritora, foi admirada por nomes como Cecilia Meireles, Pedro Nava, Lygia Fagundes Telles e Carlos Drummond de Andrade. Ela ganhou inúmeros prêmios literários, como a Medalha de Ouro da Bienal do Livro de São Paulo e o Jabuti, o prêmio literário mais importante do Brasil.

Sua obra marcou a infância e a adolescência de milhares de brasileiros, tendo escrito clássicos infanto-juvenis, como “O escaravelho do diabo” e “O caso da borboleta Atíria”, que integram a famosa Coleção Vaga-lume, lançada pela editora Ática em 1974. Para o presidente da AML, o jornalista Rogério Faria Tavares, Lúcia jamais tratou seus leitores como tolos ou infantis. “Ela soube respeitá-los integralmente, seduzindo-os para o universo da leitura com elegância e engenho. Sucessos nacionais, suas tramas misteriosas e envolventes – sempre em diálogo com as ciências, a história e a geografia – fascinaram legiões de meninas e meninos de todo o Brasil, ampliando seus horizontes e tornando suas perspectivas mais complexas”.

A escritora faleceu em 2005, aos 94 anos de idade, no interior de São Paulo. Apesar de sua importância, pode-se dizer que, quinze anos após sua morte, o nome da escritora não desfruta da circulação que merece. Com esta biografia inédita, cobre-se uma lacuna editorial considerável, recolocando em circulação o interesse sobre a autora e sua obra.

O desafio da biografia

Ao longo de 240 páginas, o jornalista Regis Gonçalves enfrentou o desafio de reconstituir a trajetória de uma personagem fascinante, não apenas como escritora de um nicho específico. Ela também escreveu obras para o público adulto, colaborou de forma sistemática com jornais e revistas, fez parte de inúmeras entidades e associações de caráter cultural e, junto com o marido, Joaquim, manteve uma intensa presença na vida social e cultural da cidade. Em texto que abre o livro, o jornalista reconhece os limites da biografia: “Apenas pude recontá-la em esboço, tal como a percebi pelos relatos escritos e falados de suas testemunhas e pelo depoimento da própria personagem, que frequentemente assume o palco movendo-se silenciosamente em irrecusável ironia, por havê-la já concluído”.

Ao longo de quase dois anos de pesquisa, Regis Gonçalves entrevistou dezenas de pessoas, entre parentes, pesquisadores e companheiros de trabalho que conviveram com a escritora, além de pesquisar acervos da família, de jornais e de instituições diversas. Pelo ineditismo da obra, a biografia de Lúcia Machado de Almeida já se constitui relevante documento histórico.

O livro integra a coleção Beagá Perfis, projeto que tem resgatado personagens importantes da vida social, cultural e intelectual de Belo Horizonte, com projeção em Minas e no Brasil. Os autores anteriores já abordados são Fritz Teixeira de Salles, Hugo Werneck, Wander Piroli, Francisco Igléisas e Sônia Viegas.

O autor da biografia

Natural de Santa Bárbara (MG), Regis Gonçalves é jornalista, poeta, ficcionista e biógrafo. Trabalhou antes como escriturário de contabilidade, encadernador de livros e bancário. Estudou Sociologia na Universidade Federal de Minas Gerais. Publicou Queima de Arquivo, Opus Circus, Tama Tato Texto, O Arquiteto da Cena e Retratos Erráticos.

SERVIÇO

Lançamento da biografia Lúcia Machado de Almeida, uma vida quase perfeita, de Regis Gonçalves

Data/Horário: 30/3, às 19h30

Acesso: Youtube.com/c/AcademiaMineiraDeLetras

Preço do livro: R$35,00

Mais informações: 31 3219-8691

Foto: Acervo da familia

Selecionamos os melhores fornecedores de BH e região metropolitana para você realizar o seu evento.