Notícias

Academia Mineira de Letras disponibiliza acervo de palestras online

As palestras da Academia Mineira de Letras sempre permitiram ao público uma imersão única no universo da literatura. Mesmo com a programação suspensa e muitas pessoas em isolamento social, o público tem a oportunidade de levar para dentro de casa a literatura além dos livros. Isso porque a instituição conta com cerca de 200 vídeos em seu acervo digital, todos disponíveis gratuitamente em seu canal no YouTube, com tradução em libras. Além disso, há poemas, artigos e outros textos de escritores e membros da Academia no blog oficial.

São especialistas, desde acadêmicos e professores a escritores e estudiosos, abordando obras, temáticas, autores e perspectivas da literatura que contribuem para a educação e o conhecimento de todos.

Nos vídeos, é possível conferir escritores como Conceição Evaristo, Caio Boschi, Olavo Romano, entre tantos, e ainda aprofundar na obra de Guimarães Rosa, Sallinger, Mário de Andrade, Carlos Drummond de Andrade e muitos outros autores.

Projetos exclusivos, como o Lacan na Academia, que faz interseções entre a literatura e a psicanálise também podem ser acessados. Assim como a conexão de diversas áreas da cultura, como Yara Tupynambá falando sobre ilustração e literatura, Dudude abordando as confluências com a dança e Chico Pelúcio envolvendo o teatro e sua produção.

O internauta também encontra textos diversos no blog da Academia para ler e reler sempre que quiser. Há poemas, artigos, críticas e publicações que os próprios acadêmicos e alguns colaboradores compartilham.

Para o presidente da Academia Mineira de Letras, Rogério Faria Tavares, o papel da instituição centenária sempre foi valorizar e democratizar a literatura, assim como a cultura como um todo. “Nesse momento, torna-se ainda mais relevante que o público tenha acesso a esse material, utilizando o espaço digital para continuar o diálogo que estamos construindo há anos”, completa.

A iniciativa facilita que as pessoas possam ocupar o tempo livre durante o isolamento e ainda aprimorar o conhecimento. As palestras foram registradas ao longo dos últimos anos de modo que seu conteúdo possa sempre estar disponível para a população.

Foto:Guto Cortes

Selecionamos os melhores fornecedores de BH e região metropolitana para você realizar o seu evento.