Notícias

Solitude – Festival online traz programação composta majoritariamente de artistas mineiros

Em tempos de distanciamento social e conseqüente cancelamento de eventos culturais, artistas e produtores investem em apresentações transmitidas on-line como forma de proliferar a arte. Uma destas iniciativas é o Festival Solitude, evento que reúne 48 artistas, se apresentando em performances especiais, dentro de suas casas, via Instagram. A idéia surgiu da produtora cultural Erika Ziller, da Arreda Produções, em parceria com o Esquema Novo e apoio d’A Autêntica, Quente, Fernanda Azevedo, João Paulo Pesce e Roger Deff.

O festival acontece a partir de terça-feira (24/03) e termina no dia 31/03 com apresentações de 20h às 23h, com 25 minutos para cada artista. O festival reúne nomes do cenário como Lamparina e A Primavera, Flávio Renegado, Marcelo Tofani e Marina Sena, Nath Rodrigues, Momo, Luiza Brina, Mordomo, Julia Branco, Luiz Rocha, Thiago Delegado, Josi Lopes, Elisa de Sena, Leo Marques, Pedro Morais, Dom Pepo, Roger Deff, Irene Bertachini, , entre outros.

Construção

“O Festival Solitude nasceu com a proposta de fortalecer a cena independente nesta época tão difícil, em que todos estamos de quarentena, dentro de nossas casas”, comenta o jornalista e produtor cultural Rodrigo James, um dos responsáveis pelo projeto. Erika Ziller, produtora que atualmente vive em Lisboa (Portugal) foi quem deu início à construção do festival que envolve ainda outros nomes com longa trajetória na cena cultural de Belo Horizonte como Nest (Quente), Bernardo Dias e Leo Moraes (A Autêntica), a produtora Fernanda Azevedo (ex Motormusic), o designer João Paulo Pesce, responsável pela identidade visual do festival. Erika comenta que tudo ligado ao entretenimento foi cancelado em Lisboa, o que fez com que buscasse alternativas para o momento.

“Desde 14/3 estou dentro de casa, dando um jeito de ativar a criatividade. No dia 16/3 vi o festival on line de Lisboa, o #FestivalEuFicoEmCasa só com artistas portugueses.

Veio a ideia de fazer um festival com os artistas autorais e independentes mineiros, pois já fazia isso em BH com a minha produtora – Arreda Produções – e inseri alguns artistas brasileiros que moram em Lisboa e ficaram de fora do festival daqui, explica Erika Ziller, que entrou em contato com produtores parceiros atuantes em BH.

“Em dois dias, fechamos o line up do festival. Todos os artistas receberam o convite de braços abertos e estão adorando a idéia”, conta.

Além do fortalecimento da cena cultural, o Festival Solitude também contribui para a conscientização das pessoas do real problema mundial. É urgente combatermos proliferação do vírus, ficarmos em casa, cada um cuidando de si e do outro. A cultura não é dispensável. É preciso o isolamento mas não o afastamento”, conclui.

Os horários das apresentações serão disponibilizados no perfil do festival no instagram @festivalsolitude e no evento do facebook Festival Solitude.

Foto:José de Holanda

Selecionamos os melhores fornecedores de BH e região metropolitana para você realizar o seu evento.