Notícias

Periscópio apresenta obras de Randolpho Lamonier na 15° edição da SP - arte

Galeria mineira participa da maior feira de arte da América Latina pelo 3º ano consecutivo com curadoria da chilena Alexia Tala

A galeria Periscópio Arte Contemporânea participa da 15° Edição da SP- Arte, Festival Internacional de Arte de São Paulo, apresentando o projeto solo do artista Randolpho Lamonier. A mostra surgiu como uma feira internacional de arte moderna e contemporânea e, atualmente, é o maior festival de arte da América Latina, reunindo renomados expositores nacionais e internacionais, entre galerias de arte, design e instituições.

Os trabalhos de Lamonier e dos demais artistas no segmento solo têm curadoria da chilena Alexia Tala, estabelecendo um diálogo entre os projetos distintos que questionam o estatuto das identidades latino-americanas. O setor Solo foi criado em 2014 e promove mostras individuais com artistas contemporâneos, proporcionando ao público uma imersão nas práticas que, neste ano estão dedicadas à América Latina.

O diretor da Periscópio Arte Contemporânea Rodrigo Mitre explica que a curadoria de Alexia se relaciona com os trabalhos de Lamonier. “Nós aceitamos o convite e juntos investimos num projeto potente para a Feira”. Alexia Tala é curadora independente e diretora artística da Plataforma Atacama, especializada na pesquisa da arte latino-americana. Como responsável pelo setor Solo da SP-Arte/2019, a curadora propõe desconstruir a visão estrangeira que a América Latina tem de si – terra que se vislumbra descoberta e civilizada a partir do contato com os europeus.

A seleção de Alexia explora olhares críticos sobre as consequências da exploração de recursos naturais, os territórios reais e imaginários do continente, ancestralidade e tradição, mesclando entre estratégias documentais e narrativas poéticas, a partir de questionamentos fundamentais. “A seleção dos projetos artísticos para o setor Solo se baseia em perguntas como ‘quem somos? ’ e ‘como nos vemos? ’. A proposta é inverter esses olhares outros, propondo novos conceitos e desdobramentos críticos a partir da história, da antropologia, da etnografia, da arquitetura e da história cultural”, afirma Alexia.

A SP Arte/2019 acontece de 3 a 7 de abril, sendo o terceiro ano consecutivo que a galeria Periscópio participa da feira e as obras de Randolpho Lamonier estarão no Pavilhão da Bienal. O artista visual atua em diversas mídias, sobretudo a fotografia articulada a outras linguagens, trabalha sua pesquisa visual a partir de diversas mídias e processos, num acúmulo de signos e gestos, refletindo a urgência na construção de identidades individuais e coletivas. Nos cruzamentos entre a vida íntima e os assuntos de ordem pública, se define uma articulação entre micro e macro política, um estado constante de reflexão e insurgência que se faz presente no menor dos gestos uma postura crítica sobre o estado de normalidade. Possui seis mostras individuais e mais de 30 coletivas, as mais recentes são “Republica da cobra” (2018), na Periscópio Arte Contemporânea (BH), “MitoMotim”, no Galpão VB Associação - Cultural Videobrasil (SP), e “Arte Democracia Utopia – Quem Não Luta Tá Morto”.

Segundo Mitre, em seu 15º ano, a SP Arte já se consolidou como a maior feira de arte da América latina. “É um prazer e, ao mesmo tempo, um desafio levar projetos com grande impacto e relação com nossa contemporaneidade!”, observa.

Foto: Divulgação

Selecionamos os melhores fornecedores de BH e região metropolitana para você realizar o seu evento.