Notícias

Escritor português Arnaldo saraiva faz palestra sobre a relação pessoal e poética com Drummond, na academia mineira de letras, dia 2/4

CONFERENCISTA ORGANIZOU ANTOLOGIA SOBRE O POETA EM PORTUGAL E É DESTINATÁRIO DE CARTAS INÉDITAS

A Academia Mineira de Letras recebe no dia 2 de abril, às 19h30, a palestra “A minha relação pessoal e poética com Carlos Drummond de Andrade”, com o escritor português Arnaldo Saraiva, professor emérito da Universidade do Porto, em Portugal.

O evento faz parte do programa Universidade Livre – Plano Anual de Manutenção AML, realizado mediante a Lei Federal de Incentivo à Cultura, com patrocínio do Instituto Unimed-BH, por meio do incentivo fiscal de mais de 4,7 mil médicos cooperados e colaboradores.

A palestra se inicia com o relato da descoberta da poesia de Carlos Drummond de Andrade, nos anos 1960, pelo então jovem Arnaldo Saraiva, e prossegue com lembranças da relação poética, epistolar e pessoal, construída até a morte do poeta, contista e cronista mineiro, em 1987.

Autor da primeira tese universitária sobre Drummond, Saraiva organizou com ele o livro “Uma pedra no meio do caminho – Biografia de um poema”, publicado em 1967. O conferencista possui duas entrevistas e vários estudos a respeito do poeta, publicados em Portugal, no Brasil e na França. Também preparou e editou uma extensa antologia da poesia de Drummond, publicada em oito volumes, em Lisboa, tendo escrito a introdução, a pedido do próprio autor. O escritor ainda foi destinatário de algumas cartas inéditas do poeta.

Sobre o palestrante:

Arnaldo Saraiva é licenciado pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa. Ensinou literatura brasileira, portuguesa e francesa durante décadas na Faculdade de Letras da Universidade do Porto, da qual é atualmente professor emérito. Foi ainda professor da Universidade da Califórnia, em Santa Bárbara, da Universidade Sorbonne Nouvelle – Paris III e da Universidade Católica Portuguesa, na Cidade do Porto. Autor de diversas obras de poesia, crônica, tradução e ensaio, dedicou-se especialmente ao estudo dos modernismos, de Fernando Pessoa, das literaturas “orais e marginais”, da literatura brasileira e das relações culturais entre Portugal e o Brasil. Publicou também no Brasil, pela Unicamp, a obra “Modernismo Brasileiro e Modernismo Português”.

Sobre Carlos Drummond de Andrade:

Drummond nasceu em 1902, em Itabira, e é considerado um dos mais importantes escritores da língua portuguesa. Destacou-se no segundo período do Modernismo, com o livro de
estreia, “Alguma poesia” (1930). Publicou mais de 50 livros, entre eles, “Sentimento do mundo” (1940), “A rosa do povo” (1945), “Claro enigma” (1951) e a trilogia “Boitempo” (1968, 1973 e 1979), uma sequência de memórias poéticas sobre Minas. Foi cronista no Correio da Manhã e no Jornal do Brasil. Também publicou contos, ensaios, memórias e um livro infantil, “História de dois amores” (1985). Sua obra foi traduzida em diversos idiomas. Morreu no Rio de Janeiro em 1987, aos 84 anos.

Foto: Divulgação

Selecionamos os melhores fornecedores de BH e região metropolitana para você realizar o seu evento.