Notícias

Espaço Aberto a Educadores - Espaço do Conhecimento UFMG promove encontros presenciais do projeto

A iniciativa ganhará no mês de abril dois encontros no museu, que acontecerão no dia 02, às 10 horas e 06, às 14 horas.

Ações educativas nos museus e espaços culturais são transformadoras, tanto para quem as vivenciam como público, quanto para aqueles que as idealizam e realizam. Com o objetivo de ampliar o diálogo do Núcleo de Ações Educativas e Acessibilidade do museu com os (as) professores (as) e educadores (as) que pretendem levar seus alunos ao Espaço ou que apenas querem conhecer as práticas educativas do museu, surgiu, em maio de 2020, o projeto "Espaço Aberto a Educadores".

Em meio à pandemia, o projeto manteve suas atividades no ambiente virtual, e agora continuará presencialmente. Nos dias 02 e 06 de abril, às 10h e 14h respectivamente, o Núcleo Educativo realizará encontros presenciais do projeto ‘’Espaço Aberto a Educadores’’. Nos encontros, os participantes conhecerão ações do museu especialmente preparadas para o público escolar, e entenderão como se dará o agendamento de visitas de grupos em 2022, que será retomado em abril no Espaço do Conhecimento. Na mesma data, será lançada a versão impressa do livreto ''Espaço Aberto a Educadores'', desenvolvido especialmente para os professores da educação básica. A atividade é aberta ao público, no entanto, para a participação será necessária a inscrição prévia,  disponível  aqui.

O livreto, homônimo ao projeto,  surgiu a partir do objetivo de apresentar as diretrizes educativas do Espaço do Conhecimento UFMG e fornecer apoio ao planejamento de visitas escolares, abordando temas como o processo de mediação, a acessibilidade,  a inclusão e a transdisciplinaridade.

Ao longo do último ano, uma intensa produção educativa foi realizada no museu, no meio digital, mesmo com as limitações impulsionadas pela pandemia. Após o avanço significativo da cobertura vacinal e a redução da taxa de contaminação da covid-19 em nossa capital, o Espaço do Conhecimento amplia as articulações com os professores e educadores interessados em retomar as visitas em grupo ao museu.

Serviço: 

Encontro - Espaço Aberto a Educadores
Quando: 02, às 10h e 06 de janeiro, às 14h. | Inscrições: https://forms.gle/ZNnwUQL3ZS1Qyohz6 
Onde: Espaço do Conhecimento UFMG - Praça da Liberdade, 700 - Funcionários.
Público: Professores da educação básica e educadores.

Livreto - ‘Espaço Aberto a Educadores’: https://bit.ly/31Nms9G 

Atividade gratuita

O Espaço do Conhecimento UFMG, por meio da Fundação de Desenvolvimento da Pesquisa (Fundep), estimula a construção de um olhar crítico acerca da produção de saberes. No museu, a programação diversificada inclui exposições, cursos, oficinas, apresentações culturais, palestras e debates. Integrante do Circuito Liberdade, o Espaço é fruto da parceria entre a UFMG e o Governo de Minas Gerais. O Espaço integra a Diretoria de Ação Cultural (DAC) da UFMG, é amparado pela Lei Federal de Incentivo à Cultura e conta com patrocínio do Instituto Unimed-BH*, viabilizado por mais de 5,2 mil médicos cooperados e colaboradores.

Sobre o Instituto Unimed-BH   

Associação sem fins lucrativos, o Instituto Unimed-BH, desde 2003, desenvolve projetos socioculturais e ambientais visando a formação da cidadania, estimular o bem-estar e a qualidade de vida das pessoas, ampliar o acesso à cultura, valorizar espaços públicos e o meio ambiente. Ao longo de sua história, o Instituto destinou cerca de R$140 milhões por meio das Leis municipal e federal de Incentivo à Cultura, viabilizado pelo patrocínio de mais de 5,2 mil médicos cooperados e colaboradores. No último ano, mais de 7 mil postos de trabalho foram gerados e 3,9 milhões pessoas foram alcançadas por meio de projetos em cinco linhas de atuação: Comunidade, Voluntariado, Meio Ambiente, Adoção de Espaços Públicos e Cultura, que estão alinhados aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030. Clique aqui e conheça mais sobre os resultados do Instituto Unimed-BH. 

Sobre a Cemig

A Cemig é a maior incentivadora de Cultura em Minas Gerais e uma das maiores do país, investindo em projetos culturais, esportivos e sociais, por meio das leis de dedução fiscal estadual e federal; preservando o patrimônio, a memória e a identidade dos mineiros. Além de incentivar produtores e artistas, o apoio da Cemig traz benefícios diretos à população, que passa a ter acesso aos bens culturais de maneira mais segura e democrática. A experimentação também está aliada ao negócio da empresa que, além de trabalhar com fontes de energia limpas e de matrizes energéticas sustentáveis, busca continuamente a inovação, aliada à pesquisa e ao desenvolvimento. 

Foto: Divulgação

Selecionamos os melhores fornecedores de BH e região metropolitana para você realizar o seu evento.