Notícias

Coca-Cola FEMSA Brasil lança segunda edição de programa ambiental para jovens estudantes de Minas Gerais

No dia 30 de março, às 9h30, a Coca-Cola FEMSA Brasil vai apresentar a segunda edição do programa ambiental “Minha Galera Faz Eco”, criado para disseminar, entre os jovens, a importância da preservação ambiental. O workshop de lançamento, que será realizado na fábrica da empresa em Itabirito (MG), é direcionado a diretores, coordenadores pedagógicos e professores das escolas públicas e particulares de Brumadinho, Itabirito, Moeda e Nova Lima.

Neste ano, o tema abordado pelo programa será a política dos “5 Rs” (Repensar, Reduzir, Reaproveitar, Reciclar e Recusar produtos que gerem impactos socioambientais significativos). Para participar, as escolas poderão se inscrever, até o dia 5 de maio, pelo telefone 0800 0052843. Os alunos participantes deverão elaborar um case com o objetivo de gerar benefícios diretos ao meio ambiente com impactos positivos na comunidade, município ou Estado. Eles contarão com um suporte on-line, que responderá às dúvidas sobre o desenvolvimento do projeto, oferecendo base pedagógica voltada à conservação ambiental e ao tema (artigos, reportagens, vídeos, fotos e links).

De acordo com o gerente de Assuntos Corporativos da Coca-Cola FEMSA Brasil, Rodrigo Simonato, a meta do “Minha Galera Faz Eco” é ir além do ambiente escolar, divulgando o conteúdo para a população das quatro cidades mineiras. Ele afirma que um dos diferenciais do programa é que a empresa incentiva o desenvolvimento e a implantação de projetos práticos sobre um tema específico; neste ano, voltado para o consumo consciente e destinação de resíduos. “Nosso objetivo é o de fomentar nas comunidades e nos jovens a importância de atitudes sustentáveis, o que reforça nosso compromisso com a questão socioambiental”, diz Simonato.

O “Minha Galera faz Eco” terá também desafios relacionados ao tema sustentabilidade, como o “Ecoquiz”, em que as equipes respondem diversas perguntas e podem conquistar medalhas virtuais, de acordo com a pontuação atingida. Ao final do concurso, as medalhas darão direito a prêmios. Haverá também o desafio “Sustentaselfie”, em que os estudantes deverão postar fotos realizando alguma atividade sustentável. Semanalmente, será escolhida a melhor postagem, que receberá pontuação extra.

Durante uma cerimônia, prevista para o mês de novembro de 2017, haverá anúncio da equipe campeã e premiação das finalistas. A avaliação das propostas será feita com base na criatividade, impacto e potencial de alcance do projeto, engajamento dos alunos e replicabilidade.

No ano passado, os estudantes da Escola Municipal Maria Solano Menezes Diniz, de Brumadinho (MG), foram os vencedores da primeira edição do “Minha Galera Faz Eco”, que abordou o tema “Água”. O projeto vencedor, denominado “Sustenta Já”, elaborado por alunos do 8º e 9º anos do ensino fundamental da escola Maria Solano Menezes Diniz, consistiu na elaboração de um sistema de captação de água da chuva para reaproveitamento na comunidade do Tejuco, que sofre com a crise hídrica e também com a poluição dos rios da região. O primeiro passo dos estudantes foi conscientizar os moradores do Tejuco sobre a gravidade do problema de falta de água e a necessidade do uso responsável. Posteriormente, os jovens apresentaram à comunidade o projeto de recolhimento de água da chuva com materiais de baixo custo instalados nas calhas dos telhados das casas.

Sobre a Coca-Cola FEMSA

Coca-Cola FEMSA, SAB de C.V produz e distribui Coca-Cola, Fanta, Sprite, Del Valle, Schweppes e outras bebidas do portfólio da The Coca-Cola Company em 10 países: México (uma parte substancial da região central, incluindo a Cidade do México, bem como sudeste e nordeste do país); Guatemala (Cidade da Guatemala e região metropolitana); Nicarágua (todo o país); Costa Rica (todo o país); Panamá (todo o país); Colômbia (maior parte do país); Venezuela (todo o país); Brasil (parte do país); Argentina (Buenos Aires e arredores) e Filipinas (todo o país). A empresa, maior franquia do sistema Coca-Cola no mundo, também engarrafa e distribui água, sucos, chás, isotônicos, cervejas e outras bebidas em alguns desses territórios. Ao todo, possui 63 fábricas e 327 centros de distribuição, atendendo mais de 358 milhões de consumidores por meio de aproximadamente 2,8 milhões de pontos de vendas e conta com mais de 120 mil funcionários em todo o mundo.

No Brasil, a empresa está presente como Coca-Cola FEMSA Brasil em 48% do território nacional, empregando cerca de 20 mil funcionários e atendendo mais de 88 milhões de consumidores, distribuídos nos estados de São Paulo, Paraná, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e em parte do estado de Goiás.

No Brasil, são 42 centros de distribuição e 12 fábricas, sendo a unidade de Jundiaí (SP) a maior no mundo em volume de vendas em produtos Coca-Cola.

Foto: Divulgação 

 

Selecionamos os melhores fornecedores de BH e região metropolitana para você realizar o seu evento.