Notícias

Estudantes de BH se reúnem para a 6ª edição da simulação das Nações Unidas

Simular o ambiente diplomático da ONU permitindo que os participantes vivenciem a rotina de diplomatas, defendendo a política externa de suas representações em encontros de organizações internacionais. Assim será a VI Edição da Simulação das Nações Unidas (SNU) da Fundação Torino Escola Internacional que vai acontecer de 31 de março a dois de abril (sexta a domingo). Na pauta estão assuntos atuais, futuros e históricos que afligem e impactam o mundo inteiro, como o fortalecimento do Estado Islâmico, a guerra civil americana e a triste realidade das crianças-soldado.

Serão cerca de 120 estudantes participando das discussões. Além dos alunos da Fundação Torino já estão confirmados estudantes dos colégios Cefet, Batista, Santo Antônio, Sagrado Coração de Jesus, e também da UFMG, Faculdade Dom Hélder Câmara dentre outros. “Vemos este projeto como uma oportunidade para os participantes expandirem experiências e horizontes. A Simulação possibilita a imersão em temas relevantes internacionais e o desenvolvimento de habilidades de discussão, negociação e produção. Temos nesta iniciativa uma ferramenta didática reconhecida mundialmente e que traz grandes ganhos pessoais e profissionais aos participantes”, explica Márcia Naves, diretora-geral da Fundação Torino.

Idealizada pelos alunos da Scuola Superiore (ensino médio) da Fundação Torino Escola Internacional, a Simulação das Nações Unidas ocorre anualmente desde 2012. Nela, os estudantes não dizem necessariamente o que pensam, mas debatem os pontos de vista dos governos (e/ou personagens) que representam. Para isso, cada um interpreta o papel de diplomata de um determinado país. Os alunos não apenas debatem tecnicamente o assunto, mas formam alianças, somam votos e buscam neutralizar os argumentos adversários. Além disso os estudantes sempre simulam um órgão específico (o comitê), com suas próprias regras, funções e poderes.


 

De 1861 a 2020

Esta edição conta com cinco comitês que se reunirão em diferentes períodos históricos. Na Simulação, o Comitê de Segurança das Nações Unidas (CSNU) – Estado Islâmico: Ameaça Internacional se reunirá em março de 2020 num contexto de tensão causada pela tendência protecionista adotada gradativamente por mais nações e pelo prolongamento dos conflitos já existentes em diversos países. Já o Conselho Europeu (COE – Brexit) terá como momento histórico junho de 2016 quando a população britânica decidiu se retirar da União Europeia. Esse Comitê irá deliberar sobre como deve acontecer essa retirada que terá consequências não somente em âmbito político, como também em âmbitos econômicos e humanitários.

No CPAR 2007: Crianças-soldado, que se passa em Paris do ano de 2007, serão debatidas as formas de se evitar que crianças sejam utilizadas em conflitos armados e como punir os indivíduos que as submetem a condições tão hostis.

E é na década de 1861 que outro Comitê se reúne tendo como pauta a Guerra Civil Americana. Durante este encontro, delegados vivenciarão o caos de uma guerra civil no momento em que o país se encontra dividido e com pessoas forçadas a lutar contra o próprio povo.

Ainda dentre os comitês há O MVNDI, comitê de imprensa da SNU que tem o dever de reportar e cobrir todos os outros comitês.

Fundação Torino

A Fundação Torino atua como Escola Internacional, da educação infantil ao ensino médio, regulamentada pelos governos brasileiro e italiano, oferecendo dupla diplomação aos seus alunos. Há 40 anos reconhecida pela consolidada tradição científica e humanística, possibilita o ingresso dos alunos nas mais conceituadas universidades do Brasil e da União Europeia, além de prepará-los para os exames de seleção das melhores universidades das Américas. As ações educacionais da Fundação Torino ultrapassam seus muros, trazendo várias conexões entre temas como literatura, música, arte, esportes e tecnologia, entre outros.

Foto: Divulgação

 

Selecionamos os melhores fornecedores de BH e região metropolitana para você realizar o seu evento.