Notícias

Norte em perspectiva: Trabalho de conclusão de curso da UFMG compila mulheres ilustradoras do norte do Brasil

Livro 'Ponto de Fuga' está disponível on-line com acesso gratuito

Uma vitrine da diversidade criativa das artistas e ilustradoras da região Norte do Brasil. Assim é o Ponto de Fuga: mulheres ilustradoras e quadrinistas do Norte brasileiro, livro digital organizado por Rafaella Rodinistzky, bacharel em Edição pela Faculdade de Letras (Fale) da UFMG. O livro é o resultado de seu trabalho de conclusão de curso (TCC) da graduação, defendido em 2021, sob a orientação da professora Emília Mendes Lopes, coordenadora do Laboratório de Edição (Labed).

Com o livro, a organizadora buscou compilar trabalhos de representantes de cada estado da região Norte, apresentando ao leitor o rico universo das mulheres ilustradoras e quadrinistas atuantes fora do eixo Sul-Sudeste. Entre as artistas, estão Roberta Marisa Matos (Acre), Juliana Rezzutt (Amazonas), Thainá Rodrigues (Amapá), Beatriz de Miranda (Pará), Vitória Morão (Rondônia), Hipácia Caroline (Roraima) e Winny Tapajós (Tocantins).

Em entrevista à TV UFMG, Rafaella Rodinistzky destaca a diversidade temática e a expressão de diferentes vivências e identidades presentes nos trabalhos gráficos das autoras (equipe de reportagem: Vitória Fonseca - produção, Otávio Zonatto - edição de imagens e Renata Valentim - edição de conteúdo).

Foto: Reprodução

Selecionamos os melhores fornecedores de BH e região metropolitana para você realizar o seu evento.