Notícias

Academia Mineira de letras promove a palestra “Nos 160 anos de ‘o Guarani’”, de José de Alencar, com a professora letícia Malard

A Academia Mineira de Letras promove na quarta-feira (5), às 17h, a palestra “Nos 160 anos de ‘O Guarani’”, de José de Alencar, com a professora Letícia Malard. O evento faz parte do programa Universidade Livre, realizado pela Lei Federal de Incentivo à Cultura, com patrocínio do Instituto Unimed-BH, por meio do incentivo de pessoas físicas. A AML integra o Circuito Liberdade.

O intuito da palestra é apresentar o romancista José de Alencar, considerado por muitos a maior figura do chamado Romantismo Brasileiro. Serão destacadas questões pelas quais o escritor é menos conhecido, exemplificando-as no romance “O Guarani”.

Escrito em 1857, “O Guarani” foi, inicialmente, publicado como folhetim, para depois ser publicado como livro. A obra se passa no século XVII, no interior do Rio de Janeiro, no início da colonização portuguesa. O autor procura adaptar o estilo literário romântico à realidade nacional, apresentando a figura do herói tipicamente brasileiro e promovendo a idealização do índio.

A conferência tratará da produção literária de Alencar, sua época, sua concepção de romance e sua tematização de minorias. Serão discutidos a ideologia da obra, a avaliação do escritor sobre a ópera homônima, de Carlos Gomes, e a atualidade ou não do romance à luz do que se escreveu sobre a temática indígena nos séculos XX e XXI, tomando como referencia as obras dos escritores Antonio Callado, Olívio Jecupé e Kaká Werá Jecupé.

 

Sobre a palestrante:

Letícia Malard é doutora em Literatura Brasileira e professora emérita da Faculdade de Letras da Universidade Federal de Minas Gerais. Além da Literatura do Brasil, também lecionou Teoria da Literatura e Literatura Comparada nos cursos de graduação em Letras, História, Ciência da Informação e Comunicação Social, bem como no mestrado e no doutorado em Letras. Entre os seu livros, destacam-se análises críticas fundamentais sobre obras clássicas de nossa literatura – escritas, entre outros, por Gregório de Matos, Gonçalves Dias, Machado de Assis e Lima Barreto – preparadas para estudantes, o que inclui estudos introdutórios, vocabulário e notas. Na área do ensaio literário, seus últimos livros são “Vivaldi Moreira: uma paixão pelos livros”, “Literatura e dissidência política” e “No vasto mundo de Drummond”. Também é autora de dois romances: “Um amor literário” e “Divina Dama”. Presta assessoria a instituições culturais, editoriais e de pesquisa.

Foto: Divulgação 

 

Selecionamos os melhores fornecedores de BH e região metropolitana para você realizar o seu evento.