Notícias

Grupo Samba de Terreiro destaca mulheres e cultura popular em show na Casa do Baile

A Fundação Municipal de Cultura apresenta neste domingo, dia 2 de abril, a partir das 10h, na Casa do Baile, o espetáculo “Palestra Cantada do Samba de Terreiro: Saberes de Mulher entre a Tradição e o Contemporâneo”, com o grupo Samba de Terreiro. O evento tem como objetivo acordar e preservar as manifestações de cultura popular, através do canto e da dança, onde a participação do público é interativa. A apresentação integra o calendário da Temporada FAN 2017 e tem entrada gratuita.

A palestra cantada, portanto será uma homenagem e uma reflexão para todas as mulheres que conquistam seu direito de se expressar, de ter renda própria, saúde, educação, que constituem um importante acervo para as novas gerações. Que luta pelo protagonismo no que se refere o enfrentamento do direito de se exteriorizar o seu amplo de vida. “Buscamos transversalmente neste evento, demonstrar a ampla inserção, e valorização das mulheres no social e nas manifestações culturais de tradição, neste caso, o samba de roda. Mulheres que assumiram seu espaço profissionalmente, e artisticamente”, afirma Camilo Gan, produtor e percussionista do grupo.

Criado em 2002 com o compromisso de levar ao conhecimento da sociedade os elementos essenciais que originaram o samba: reza do corpo, ritmos, tambores, improvisação vocal e interatividade, o grupo Samba de Terreiro tem como ideal reverenciar a ludicidade do samba proveniente dos diversos terreiros onde a energia do samba se manifesta.

A valorização da mulher e o empoderamento da força feminina são um dos principais objetivos do grupo, uma vez que o samba nasceu também para reverenciar a mulher. Várias sambadeiras fazem parte do grupo. Divulgar a história do samba através dos shows, performances, intervenções urbanas, oficinas, vivências, palestras, shows didáticos promovendo a educação, socialização e eventos culturais são ações do grupo. A base instrumental do Samba de Terreiro é estruturada nos tambores e grande parte do repertório é composta de cantigas de domínio público, representadas em várias linguagens musicais fundamentadas no, samba dos encantados, samba de roda, samba de velho, samba de senzala, samba de parelha, samba duro, samba caipira e também composições próprias.

Foto: Netun Lima 

Selecionamos os melhores fornecedores de BH e região metropolitana para você realizar o seu evento.