Notícias

Investimento em energia solar está cada vez mais acessível

Especialista revela que os painéis solares são cada vez mais eficientes e com custos cada vez mais baixos.

O cenário econômico que o Brasil está enfrentando exige cautela e redução de investimentos em alguns setores. Por isso, as empresas e residências buscam alternativas para gerar economia e um dos segmentos que mais crescem nesse momento é o de energia solar, já que muitos estão voltando os olhares cada vez mais para esse tipo de geração limpa de energia.

Segundo dados da Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (Absolar), nos últimos dez anos o investimento nesse método ficou praticamente 80% mais barato. Em todo o estado, são cerca de 330 sistemas gerando energia solar, principalmente em residências, o que corresponde a 20% de todos os sistemas instalados no país.

E uma das formas de gerar energia solar é pelo sistema fotovoltaico, ou seja, a conversão direta da radiação solar em energia elétrica, por meio das chamadas células fotovoltaicas e distribuída pelos painéis solares. Segundo Gustavo de Henrique Almeida, CEO da Amerisolar Brasil, especialista nessa área, o custo benefício da energia solar é alto e além disso, a técnica não causa impactos ambientais. “É uma fonte renovável e inesgotável. Os painéis solares são cada vez mais eficientes e com custos cada vez mais baixos”, afirma.

Ainda segundo o especialista, outra vantagem é o fato de poder ser produzida em diversos lugares. “Trata-se de uma fonte de energia viável para lugares afastados e de difícil acesso, visto que não necessita de grandes investimentos na manutenção de equipamentos”, comentou o CEO. 

Minas em destaque! 

O estado de Minas Gerais se destaca  na  geração e distribuição de energia fotovoltaica para o todo o Brasil, com o maior número de micro e mini usinas de energia solar instaladas em residências e empresas. Fato que fez a Amerisolar Brasil optar pela instalação da sua primeira fábrica no país. A área industrial do aeroporto de Confins foi o ponto estratégico escolhido pela Joint Venture para iniciar as suas operações. Com outras cinco unidades pelo mundo, a fábrica acaba de ficar pronta e até o início de abril inicia as suas operações no Estado.

De acordo com Gustavo Henrique, a operação da empresa não poderia ocorrer em outro lugar tão propício. “A posição estratégica desta implantação dentro do Aeroporto Industrial é um grande diferencial competitivo para a atuação da empresa no mercado fotovoltaico em todo o Estado e no Brasil. Com o início da linha de produção, a fábrica terá capacidade para produzir 30 mil painéis/mês, sendo que 50% deverá ser exportada para países da América Latina, sobretudo México, Argentina, Peru, Chile e Colômbia”, contou. 

Fonte: Gustavo Henrique de Almeida, advogado, empresário e CEO da Amerisolar Brasil (@amerisolarbrasil).

Foto: Divulgação

 

Selecionamos os melhores fornecedores de BH e região metropolitana para você realizar o seu evento.