Notícias

Evento de lançamento de livro na UFMG marca despedida de Ivan Domingues, da Filosofia

O evento é iniciativa do Departamento de Filosofia e terá a presença de seu chefe, André Abath, do professor Jelson Oliveira, da PUC do Paraná, e de Carlos Ratton, ambos organizadores do livro, entre outros colegas e gestores acadêmicos

A Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas (Fafich) da UFMG vai promover, nesta quinta-feira, 31 de março, evento em que será lançado o livro Minas e horizontes do pensamento: escritos em homenagem a Ivan Domingues e que vai marcar a despedida do professor do Departamento de Filosofia, que se aposentará em maio. O encontro, com início às 19h, será realizado no Auditório Carangola (1º andar da Fafich, no campus Pampulha) e também será transmitido pelo canal Memória Filosofia UFMG no YouTube e pela página da iniciativa no Facebook.

Organizada por Jelson Oliveira, Helder Carvalho, Carlos Ratton e Anna Carozzi, e publicada pela Editora Unisinos, a obra teve lançamento virtual em outubro do ano passado. O volume celebra a trajetória e a produção de Ivan Domingues, professor na UFMG desde 1978, e reúne mais de 30 pessoas, entre brasileiros e estrangeiros. Em 25 capítulos, os autores dialogam direta ou indiretamente com as ideias formuladas pelo próprio Ivan e expostas em livros, artigos e conferências. Há também uma cronologia e uma entrevista que oferecem ferramentas e pistas da bio-bibliografia de Ivan Domingues e de suas abordagens da inteligência artificial, da relação do homem com a técnica, da pós-graduação no Brasil, da filosofia brasileira, do intelectual público, entre outros temas.

O evento é iniciativa do Departamento de Filosofia e terá a presença de seu chefe, André Abath, do professor Jelson Oliveira, da PUC do Paraná, e de Carlos Ratton, ambos organizadores do livro, entre outros colegas e gestores acadêmicos.

Graduado e mestre em Filosofia pela UFMG, doutor pela Universidade de Paris I (Panthéon-Sorbonne), Ivan Domingues teve atuação intensa em instâncias da Universidade como o Instituto de Estudos Avançados e Transdisciplinares (IEAT), do qual foi um dos fundadores e diretor, e o Núcleo de Estudos do Pensamento Contemporâneo (NEPC), criado e dirigido por ele até os dias atuais. Sua atuação acadêmica tem ênfase na filosofia contemporânea, em temas como epistemologia das ciências humanas e sociais, filosofia da técnica, ética e conhecimento, filosofia francesa e filosofia no Brasil. Pesquisador 1A do CNPq, Ivan recebeu o Prêmio Fundep em 2005. Ele preside a Comissão da Memória do Departamento de Filosofia. Ivan Domingues continuará atuando na pós-graduação, como professor voluntário.

O livro, de 488 páginas, estará à venda na hora do encontro, presencialmente, a preço de custo (R$40, R$20, o que equivale a 40% de desconto) e também pode ser adquirido no site da Editora Unisinos, com redução de 30%. Foto: Reprodução

Selecionamos os melhores fornecedores de BH e região metropolitana para você realizar o seu evento.