Notícias

Mantos e estandartes feitos por Marcelo Brant entram em exposição no Centro Cultural UFMG

A mostra reúne mantos e estandartes produzidos pelo artista que percorreram as ruas de Diamantina e arredores em cortejos de festas religiosas e populares e poderá ser vista até o dia 8 de maio de 2022

O Centro Cultural UFMG convida para a abertura da exposição “Mantos Virgens”, de Marcelo Brant, na sexta-feira, dia 8 de abril de 2022, às 19 horas. A mostra reúne mantos e estandartes produzidos pelo artista que percorreram as ruas de Diamantina e arredores em cortejos de festas religiosas e populares e poderá ser vista até o dia 8 de maio de 2022. A entrada é gratuita.

Marcelo Brant comunga sua arte através de mantos e estandartes inspirados em sua trajetória: a infância, os amigos, as procissões, os santos, a religiosidade e as vivências em sua terra natal Diamantina. As obras expressam o interesse do artista pela cultura popular, as manifestações artísticas, as cores, as fitas, o movimento, a performance e a moda.

Autodidata, Brant confecciona estandartes há 27 anos e não faz ideia de quantos foram produzidos nesse tempo, mas assegura que jamais repetiu uma obra. Seu entusiasmo pelas festas do Rosário e do Divino, assim como outras manifestações religiosas e populares que condizem com a sua fé e os seus princípios, é o que motiva a criação desses adornos. Para o artista, o estandarte é sagrado e vem para abençoar, trazer fé e alegria para o povo.

Influências

A arte faz parte do seu cotidiano desde muito cedo e vem da convivência com artistas da família e amigos, principalmente por influência de sua mãe, que sempre despertou o seu olhar para esse universo. Da família herdou o gosto pela folia e a confecção de adereços, figurinos e fantasias carnavalescas, entretanto, em seu portfólio, o estandarte é a sua identidade, a sua marca e foi através dessas criações que ficou conhecido e se tornou uma das referências no ramo.

Marcelo Brant tem 54 anos e nasceu em Diamantina, Minas Gerais. Desde 1995 realiza exposições pelo país, figurinos para festas religiosas, espetáculos variados, produções em TV, cinema, curtas-metragens, documentários, publicações em revistas, livros e catálogos. Participou de importantes festivais, como o Festival de Cultura Popular do Vale do Jequitinhonha e o Festival de Inverno UFMG. Seu lema, “Tome um estandarte em tuas mãos e vamos juntos percorrer caminhos”, propõe atravessar cidades com sua arte e reverenciar a cultura popular.

Exposição “Mantos Virgens” – Marcelo Brant
Abertura: 8 de abril de 2022 | às 19 horas
Visitação: até o dia 08/05/2022
Terças a sextas: 09h às 20h
Sábados, domingos e feriados: 09h às 17h
Espaço Experimentação da Imagem
Classificação: livre
Entrada gratuita

Contato
Marcelo Brant
(38) 9 9155-2334
[email protected]

Siga o Centro Cultural UFMG e fique por dentro da programação: Facebook, Instagram, YouTube, Twitter, Spotify e Site.

Foto: Guilherme Cordeiro

Selecionamos os melhores fornecedores de BH e região metropolitana para você realizar o seu evento.