Notícias

Plataforma on-line oferece solução para proteger lares de idosos contra o novo coronavírus

Plano de ação contra o COVID-19, protocolos de atendimento ao idoso, suporte gratuito e destinação de insumos médicos estão disponíveis gratuitamente na ILPI.me

Idosos já são 15 % da população brasileira (30 milhões de pessoas, segundo o IBGE) e o grupo mais vulnerável ao novo coronavírus. Um desafio durante a pandemia é cuidar do isolamento de pessoas dessa faixa etária, em casa e, principalmente, em lares de idosos. Uma situação urgente neste tempo de crise sanitária.

Urgente também é ampliar o acesso à informação especializada, de nível médico profissional e didática sobre cuidados e restrições ao grupo de idosos durante o período de isolamento social, tempo que restringe, inclusive, a entrada de idosos em lugares de grandes aglomerações, como os hospitais e centros médicos. Todas as ações para protegê-los dentro das casas, bem como as que visam disponibilizar insumos e profissionais médicos no local em que estão são quase obrigatórias neste cenário atual.

Uma solução encontrada por um grupo de pesquisadores e especialistas na área foi desenvolver uma plataforma on-line. A “ILPI.me”, de formato acessível e didático, que contém todas as informações para proteção dos lares de idosos e ainda suporte gratuito aos lares e ainda destinação de insumos médicos para proteção de idosos, familiares e profissionais.

O projeto foi idealizado pelas instituições MedLogic e Casa Ondina Lobo, especializadas em idosos. Obteve o apoio de um grupo de pesquisadores e médicos geriátricos e gerontologistas de instituições como USP, UFMG e SBA. A importância do tema ainda atraiu uma equipe interdisciplinar, de excelência, ONGs relacionadas à temática, e que ativamente contribuíram para a formação dos protocolos e conteúdos para a plataforma.

“Precisamos evitar uma tragédia. A infecção não pode adentrar as instituições, pois o grau de mortalidade em idosos frágeis chega a 15%. E, na hipótese de haver contaminação, estratégias já definidas de como lidar com os casos. Também há ampla preocupação com os profissionais de assistência e administrativo que trabalham nessas instituições e ainda interlocução com familiares e órgãos de regulação.”, conta o CEO da Medlogic, Daniel Carvalho.

Como funciona o ILPI.me

A ILPI.me pode ser acessada por profissionais, médicos, idosos e familiares e contém todas as informações que eles precisam para proteger as instituições que abrigam idosos durante a disseminação do novo coronavírus no Brasil.

O gerenciamento da plataforma, que envolve atualização do conteúdo e interação com as pessoas e instituições interessadas é feita pela Medlogic. O foco atual do projeto é ampliar o contato dos lares com os protocolos e aproximar o poder público da sociedade privada para viabilizar insumos necessários para as instituições e serviços de saúde pública. Para isso, foram desenvolvidos meios de interação, como chat de orientações geriátrica-gerontológica gratuito para os profissionais das instituições e, a plataforma ainda vai além, com a definição de novos protocolos, como por exemplo, “Cuidado aos idosos frágeis em casa”, “Protocolos para Hospices e Cuidados Paliativos”.

“A iniciativa é 100% voluntária, apesar de algumas empresas e instituições apoiadoras estarem empenhando recursos financeiros próprios e colaboradores para atuação no projeto. É um projeto com foco humanitário, totalmente gratuito para esse setor muitas vezes invisível para a sociedade de maneira geral”, conta Daniel.

 “Esse plano pode salvar vida de idosos e profissionais nas instituições. Foram elaborados protocolos, baseado em referências mundiais, contudo, adaptados à exequibilidade e viabilização econômica de adoção pelos residenciais geriátricos brasileiros. No entanto, protocolos por si, independente da qualidade, resolvem apenas parte do problema. É necessário assegurar que sejam implantados a tempo, que os colaboradores estejam devidamente capacitados e que a ILPI tenha acesso e caixa para aquisição dos EPIs (Equipamento de Proteção Individual) e insumos recomendados”, complementa.

Prioridades:

Daniel conta que o grupo também fez uma pesquisa recentes com as ILPIs. Tivemos dezenas de respondentes. Levantamos as principais necessidades e, segundo critérios técnicos, as priorizamos em ordem de importância

Garantir a transferência imediata do idoso residente em ILPI com suspeita de COVID-19, independentemente dos critérios de gravidade do caso, com o objetivo de prestar a melhor assistência à sua saúde e evitar a contágio dos outros idosos residentes na ILPI.

Priorização da realização de testes sorológicos nas ILPIs, com o objetivo de identificar o idoso e/ou profissionais contaminados pelo coronavírus e tomar as atitudes de isolamento propostas pelo Ministério da Saúde.

Garantir o acesso aos Equipamentos de Proteção Individual (EPI) para os funcionários das ILPIs.

Garantir o fornecimento de insumos necessários para se evitar a contaminação dos idosos, como álcool gel a 70%, produtos de limpeza em geral, papel higiênico e lenços de papel, etc.

Garantir a assistência à saúde do idoso residente em ILPI, com utilização de recursos terapêuticos disponíveis, caso haja restrição nas internações de idosos frágeis em hospitais gerais, em virtude da necessidade de priorização das vagas em CTI/UTI. A utilização de tecnologias de cuidados paliativos deve estar disponível nas ILPI.

Sobre a Medlogic

A empresa é desenvolvedora do software MedLogic, uma plataforma eletrônica brasileira, pioneira na Avaliação Multidimensional do idoso. Uma ferramenta indispensável para a melhoria da qualidade e da coordenação do atendimento prestado ao idoso.

Projetado com base no Modelo Multidimensional de Saúde e na Classificação Clínico Funcional do Idoso, o MedLogic contém um prontuário eletrônico eficiente com interfaces inovadoras, que auxilia profissionais da saúde no monitoramento eficaz do idoso.

A plataforma oferece o Índice de Vulnerabilidade Clínico Funcional-20 (IVCF-20), instrumento multidimensional de reconhecimento rápido do idoso de risco (5 a 10 minutos), que pode ser utilizado por qualquer profissional de saúde ou até mesmo pelo próprio idoso e seus familiares. Após a identificação do idoso de risco, o software oferece ferramentas diagnósticas amplamente utilizadas na Avaliação Geriátrica Ampla (AGA), capazes de facilitar o reconhecimento das “Grandes Síndromes Geriátricas” e das principais condições crônicas de saúde responsáveis pela perda da autonomia e independência do idoso.

Outra vantagem da plataforma é a possibilidade de integrar o trabalho desenvolvido pela equipe responsável pelo cuidado com o idoso, promovendo a avaliações específicas ou protocolos da enfermagem, fisioterapia, terapia ocupacional, fonoaudiologia, nutrição, farmácia, psicologia, neuropsicologia, serviço social, odontologia e gerontologia. Esse compartilhamento virtual de informações é decisivo para o sucesso do trabalho interdisciplinar.

Site: http://www.medlogic.com.br/

Instagram: https://www.instagram.com/medlogicsoftware/

Facebook: https://www.facebook.com/medlogicsoftware

Linkedin: https://www.linkedin.com/company/medlogicsoftware/

Foto: Divulgação

Selecionamos os melhores fornecedores de BH e região metropolitana para você realizar o seu evento.