Notícias

Série UFMG noturna promove hoje, às 21h, apresentação sobre cromatismo marinho em Homero e Camões

O encontro, com início às 21h, será no auditório B4012 do Centro de Atividades Didáticas 2 (CAD2) da UFMG, no campus Pampulha

Anna Silva, pesquisadora permanente da Universidade dos Açores (Portugal), fará apresentação ainda hoje, 4 de abril, sobre imagens literárias do cromatismo marinho em Homero, Camões e Raul Brandão. O encontro, com início às 21h, será no auditório B4012 do Centro de Atividades Didáticas 2 (CAD2) da UFMG, no campus Pampulha.

Formada em filosofia pela UFMG, da graduação ao doutorado, Anna fez estágio de doutorado na Universidade de Coimbra, também em Portugal, e de pós-doutorado no Centro de Estudos Humanísticos da Universidade dos Açores, onde atua hoje. Na ocasião, desenvolveu o projeto Travessias da memória transatlântica. Com financiamento dessa instituição, a pesquisadora participa de atividades acadêmicas na UFMG, onde é membro do projeto de extensão Mitologia, história e cinema – uma proposta de extensão unindo ensino e pesquisa na capacitação de professores da educação básica, sediado no Departamento de Filosofia da Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas (Fafich).

Entre suas publicações, destacam-se A epopeia da retórica e a voz do palco na obra de Antifonte de Atenas, Refuta-me ou devoro-te: A arte da contradição nas origens do direito e da retórica e Ilhíadas. No Brasil, lecionou Filosofia do Direito, História da Filosofia Grega e Prática de Ensino durante 11 anos no Departamento de Filosofia da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes), onde também coordenou o Grupo de Estudos sobre Sofística e Tragédia Grega e o Sophia Cineclube.

A atividade integra a série UFMG noturna, agora presencial, parte do curso História da Filosofia Antiga I, ofertado no primeiro semestre letivo de 2022, pela professora Maria Cecilia de M. N. Coelho, do Departamento de Filosofia.

Serviço: UFMG noturna - cromatismo marinho em Homero e Camões

Data: 4 de abril
Horário: 21h
Local: Centro de Atividades Didáticas 2 (CAD2), campus Pampulha UFMG

Foto: Reprodução

Selecionamos os melhores fornecedores de BH e região metropolitana para você realizar o seu evento.