Notícias

Inscrições abertas para II Congresso Científico da Rede Internacional em Estudos Culturais, organizado pela UFMG

Evento será sediado na Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional (EEFFTO) da UFMG

Estão abertas, até 6 de julho, as inscrições para o II Congresso Científico da Rede Internacional em Estudos Culturais (RIEC 2022). O evento, aberto ao público, será realizado entre os dias 7 e 9 de julho, com o tema Lazer, Corpos e Estudos Culturais.

O congresso acontecerá em formato híbrido (presencial e virtual) e, por isso, há duas modalidades de inscrições, sendo uma para participação presencial e outra para participação on-line. A escolha da modalidade de participação no evento e do meio de pagamento deve ser feita no ato da inscrição, no site.

O prazo para a submissão de trabalhos foi prorrogada até o dia 10 de abril e pode ser feita nos seguintes formatos: a) resumo expandido (para apresentação na forma de comunicação oral); b) fotografias; c) vídeos de performances artísticas (dança, música, dramatização, minidocumentário, entre outros). As orientações para cada formato, bem como os grupos temáticos contemplados pelo evento, podem ser conferidas neste link. A data prevista para a divulgação dos textos aprovados é 30 de abril. As pessoas que submeterem trabalhos para serem apresentados no evento podem fazer a inscrição e efetuar o pagamento após o resultado da avaliação dos trabalhos.

Rede Internacional em Estudos Culturais

A RIEC é uma associação internacional que integra dez universidades, de cinco países (Angola, Brasil, Cabo Verde, Moçambique e Portugal). Essas instituições têm se debruçado na difusão dos Estudos Culturais por meio do ensino, da investigação científica e de processos de intervenção junto a grupos e comunidades. A Rede foi inicialmente constituída a partir de ações colaborativas entre pesquisadores e instituições já existentes e fortalecidas nas últimas décadas, com o objetivo de facilitar a investigação de problemas e interesses comuns que se relacionam com os Estudos Culturais e, dessa forma, contribuir com a descentralização da produção científica e com a horizontalidade entre as parcerias individuais e institucionais.

O primeiro evento científico da RIEC foi realizado em 2021, organizado pela Universidade de Aveiro, com o objetivo de criar uma cartografia dos Estudos Culturais e envolver o trabalho desenvolvido nos últimos anos pelas dez universidades de língua portuguesa que compõem a Rede: Universidade de Aveiro (Portugal), Universidade de São Paulo (Brasil), Universidade Federal de Minas Gerais (Brasil), Universidade Federal do Pará (Brasil), Universidade Federal do Paraná (Brasil), Universidade Federal Fluminense (Brasil), Universidade Estadual do Norte Fluminense – Darcy Ribeiro (Brasil), Instituto Superior Politécnico Independente (Angola), Universidade Cabo Verde (Cabo Verde) e Universidade Save (Moçambique).

A temática da segunda edição do congresso, Lazer, Corpos e Estudos Culturais, surgiu das apresentações de trabalhos das diferentes instituições vinculadas à RIEC, bem como do interesse de pesquisa dos responsáveis pela organização do II Congresso, dentre eles a UFMG. Assim, o evento visa proporcionar reflexões sobre os três assuntos que compõem a temática, a partir da contribuição de diferentes áreas do conhecimento, e promover um espaço de debates sobre problemáticas contemporâneas no campo dos estudos culturais.

Mais informações no site oficial e no Instagram do evento.

Foto: Ilustrativa / Pixabay

Selecionamos os melhores fornecedores de BH e região metropolitana para você realizar o seu evento.