Notícias

Mostra Cine Brasil Teatro e Música apresenta sucesso "Camile e Rodin"

Após reunir mais de 80.000 espectadores em 17 cidades brasileiras, espetáculo protagonizado por Leopoldo Pacheco e Melissa Vettore volta a Belo Horizonte para duas apresentações no Cine Theatro Brasil Vallourec

Após mais de 200 apresentações por todo o Brasil, o espetáculo “Camille e Rodin” retorna aos palcos de BH nos dias 17 e 18 de abril, sexta e sábado, às 21h, no Cine Theatro Brasil Vallourec. Os experientes atores Leopoldo Pacheco e Melissa Vettore dão vida a uma história de amor que se confunde com as carreiras de dois grandes nomes da arte mundial, Auguste Rodin e Camille Claudel. O casal de artistas franceses viveu uma relação tortuosa durante 15 anos, um encontro intenso de amor e conflitos que determinou a vida e a carreira de ambos.

 

As apresentações integram a Mostra Cine Brasil Teatro e Música, criada em 2014 com a proposta de promover o intercâmbio de grandes nomes nacionais e internacionais com artistas locais e contribuir para a formação de novos públicos. Além do espetáculo, Leopoldo Pacheco e Melissa Vettore ministrarão um workshop gratuito para atores profissionais e em formação sobre a construção do corpo e intepretação, a partir das técnicas corporais desenvolvidas para a criação de “Camille e Rodin” (mais informações abaixo).

 

Sobre o espetáculo

De um lado, Camille Claudel, uma jovem intuitiva, dona de uma imaginação excepcional, uma mulher determinada que quebrou laços com sua classe social e a moral vigente, entrando em conflito com sua família e com as normas de conduta bem aceitas em sua época para se tornar uma artista grandiosa. De outro, Auguste Rodin, um gênio já maduro que com seu trabalho e talento se transformou no maior escultor de todos os tempos, representando através de sua arte as paixões humanas.

 

O espetáculo reconstrói esse encontro, que se transforma numa paixão arrebatadora e em um impulso artístico para ambos, dois gênios criativos, que passaram suas vidas em busca de amor, compreensão e liberdade. Sem Camille, Rodin possivelmente não teria feito suas obras mais apaixonadas e, sem Rodin, Camille não seria a artista fantástica e nem o mito em que se transformou.

 

Para essa montagem foi encomendado a Franz Keppler um texto inédito. A pesquisa para a construção desse espetáculo foi feita por Franz Keppler e Melissa Vettore, baseando-se nos principais biógrafos dos escultores, com destaque para Reine Maire Paris (sobrinha-neta de Camille), a autora Liliana Wahba, e a partir da análise crítica e poética de Paul Claudel (irmão de Camille).

 

A direção do consagrado ator e diretor Elias Andreato foge de uma forma teatral tradicional de apresentar biografias. O que interessa aqui é o sentimento essencial que estes artistas trazem e que renova o olhar atual. E é assim, escapando das formalidades, que o público se situa na Paris de Rimbaud, Verlaine, Debussy, Monet, Victor Hugo, que libertaram o povo para sempre do academicismo.

 

O trabalho dos atores

Melissa Vettore encara o espírito curioso de uma jovem talentosa chegando a uma cidade grande, com entusiasmo e paixão pela arte, enquanto Leopoldo Pacheco vai ao encontro de um artista maduro, com uma alma tão jovem quanto à dela, apaixonado pela beleza e pela criação. Há entre os dois uma busca incessante pelo aperfeiçoamento e pela liberdade, na tentativa de descobrir dentro da pedra o movimento mais sublime. Trazer alguma luz sobre o mistério da individualidade de Camille Claudel e Auguste Rodin aproxima das suas mensagens, da beleza e da criação, e esse é o objetivo desse espetáculo produzido por Ed Júlio, que reúne uma ficha técnica e artística primorosa.

 

Sobre Leopoldo Pacheco

Leopoldo Pacheco tem uma trajetória de sucesso no cenário teatral. É um ator renomado, trabalhando com os maiores diretores nacionais. Ator contratado de Rede Globo, trabalhando em muitas novelas e séries de tv. Esteve em Cheias de Charme, Jóia Rara e estará na próxima novela das 19h, Alto Astral. É um artista completo vencedor dos prêmios Shell (entre outros), como ator, cenógrafo, figurinista e visagista.

 

Sobre Melissa Vettore

Melissa Vettore tem uma trajetória que inclui drama e comédia.Tem formação em dança e sua expressão corporal delicada é uma qualidade em seu trabalho. Trabalha em novelas e séries de televisão. Forma o casal protagonista do filme Entre Vales, lançado esse ano no cinema. Fez a novela Insensato Coração, Viver a Vida, o seriado Mothern, Tapas e Beijos e 3 Terezas, entre outros. Fea a preparação corporal de Juca de Oliveira em Rei Lear.

 

Sobre Elias Andreato

Elias Andreato é um consagrado ator, diretor e autor brasileiro. Trabalha incansavelmente na direção e na interpretação, desenvolvendo seus próprios textos. Tem uma visão especial sobre o trabalho do ator e da dramaturgia autoral. Ganhou inúmeros prêmios como diretor e ator, em um extenso currículo onde se destaca Van Gohg, Artaud, Oscar Wilde, Édipo Rei. Acaba de dirigir Juca de Oliveira em Rei Lear.

 

Mostra Cine Brasil Teatro e Música

A curadoria dos espetáculos teatrais adultos da Mostra é feita pelo Galpão Cine Horto, centro cultural do Grupo Galpão que há 15 anos se dedica à formação, ao fomento e ao estímulo à criação nas artes cênicas. A seleção dos espetáculos que serão apresentados no Cine Theatro leva em conta a pesquisa artística e continuada dos grupos e suas possibilidades de compartilhamento com a sociedade. Por isso, em paralelo, a Mostra Cine Brasil Teatro, por meio de parceria com o Galpão Cine Horto, promoverá ações pedagógicas durante o projeto, uma forma de estabelecer o intercâmbio de conhecimento e experiência dos grupos com a comunidade artística de Belo Horizonte.

 

 

Foto: divulgação 

 

Selecionamos os melhores fornecedores de BH e região metropolitana para você realizar o seu evento.