Notícias

Nova música instrumental mineira tem palco exclusivo

Palco Beebop terá edições mensais a partir de abril de 2015

O Palco Beebop surgiu em 2012, quando Bruno Golgher, organizador do Savassi Festival, convidou aBeebop Produções para uma parceria que desse espaço e visibilidade aos novos nomes da música instrumental mineira – incluindo os artistas da produtora.

 

Na primeira edição, o Vinil Bar recebeu o Palco Beebop em duas noites de boa música. Foram quatro shows, dois para lançamento de discos. A segunda edição, em 2013, promoveu dois shows na Utópica, um deles para estreia de álbum.

 

Em 2014, tornando a experiência ainda mais completa, o Palco Beebop apresentou dois shows no CCCP e disponibilizou aos amantes do jazz e da música instrumental, discos e outros itens exclusivos da produtora.

 

Temporada 2015

Para 2015 a produtora amplia o projeto e torna a programação do evento mensal. A abertura da temporada acontecerá no dia 14 de abril na casa de shows mais importante da cidade, A Autêntica. O público poderá conferir o trabalho delicado e versátil do grupo Jazzcorde-on e do saxofonista premiado Breno Mendonça.

 

 Jazzcorde-on

Sob o prisma de quatro músicos que abraçam o conceito da liberdade de criação e espontaneidade jazzística, o Jazzcorde-on apresenta a proposta de explorar as diversas raízes que possui o acordeon. Instrumento forte e polivalente por natureza, por ser melódico, rítmico e harmônico, apesar de bem conhecido no nosso país, possui uma versatilidade com relação a timbres e possibilidades estilísticas que o cercam, ainda pouco divulgadas em nossa cultura.

 

O repertório do grupo resgata esse ambiente histórico com toda diversidade e riqueza musical do acordeon. Com este intuito, o quarteto busca levar ao público a mescla de gêneros e estilos clássicos desse instrumento como o tango, a valsa e o baião, às novas concepções e tendências que influenciam a linguagem de cada um dos músicos, vindas do jazz e música brasileira, em seus arranjos e composições. 

 

O grupo busca referências em nomes como Astor Piazzolla, Richard Gagliano, Toninho Ferragutti, Carlos Gardel, Dominguinhos e de clássicos do Jazz norte americano. O quarteto formado por, Marx Marreiro, Natália Mitre e Pc Guimarães e Pedro Gomes estreou em fevereiro de 2014. A partir de então, se apresentou em projetos como Quarta Cultural (Conservatório UFMG), Savassi Cultural, Espaço Gamarano (Moeda-MG), MPB Quarta (Puc Minas) e em casas dedicadas à música instrumental em Belo Horizonte como Floriano Livraria e Café, Café com Letras , Com Tato Bar Bistrô, Pátio Espanhol. Ainda em 2014 gravaram o programa Globo Horizonte, que foi ao ar dia 17/08/2014 e através de votação popular no site da Rede Globo foi reprisado no dia 25/01/2015.

 

Breno Mendonça

Saxofonista, produtor, compositor e professor com mais de 10 anos de carreira, Breno Mendonça é formado em saxofone e arranjo pela Bituca – Universidade de Música Popular e carrega em seu currículo prêmios como o de melhor instrumentista do BDMG Instrumental (2013) e a participação em festivais como o Jazz de Montanha, Pelotas Jazz, Valadares Jazz Festival, Savassi Festival, BH Jazz, Pró-Jazz Festival, Spazio Caffé Jazz Festival e o Caminhos Verdes Jazz Festival.

 

Atua com frequência ao lado de nomes como Toninho Horta, Márcio Bahia, Serginho Silva, Enéias Xavier, Márcio Hallack, Esdras Neném Ferreira, André Limão Queiroz, Samy Érick, Felipe Continentino, Frederico Heliodoro, Carol Serdeira, Pablo Passini, Wilson Sideral, entre outros.

 

Dono de uma sonoridade autêntica e madura, Breno estreia seu novo projeto ao lado de Samy Erick (guitarra), Aloízio Horta (baixo), Fernando Delgado (bateria) e Serginho Silva (percussão). No repertório músicas inéditas e dos discos Na Contramão (2011) e Jazz Sambô (2014).

 

 

Foto: Divulgação 

Selecionamos os melhores fornecedores de BH e região metropolitana para você realizar o seu evento.