Notícias

Projeto Audiovisual em debate discute a preservação de filmes e artefatos da animação

O Museu da Imagem e do Som (MIS) apresenta a palestra “A preservação dos filmes e artefatos de animação” da pesquisadora Soraia Nogueira. O encontro faz parte do Projeto Audiovisual em Debate e acontece na terça-feira, dia 7 de abril, das 19h às 21h, no auditório do Instituto Cultural Brasil Estados Unidos – ICBEU, localizado na Rua da Bahia, número 1.723, bairro Lourdes. A atividade é gratuita e voltada a todos os interessados na linguagem audiovisual.

 

A palestra tem como intuito refletir sobre a preservação dos filmes e artefatos de animação. Para isso, o tema será abordado dentro do contexto histórico mundial de produção e desenvolvimento das técnicas animadas e da problemática que envolve, até hoje, a salvaguarda desse material, especialmente na realidade local.

 

Sobre a palestrante

Soraia Nogueira é graduada em Belas Artes, com habilitação em Cinema de Animação; mestre em Artes e Tecnologia da Imagem; e doutoranda no Programa em Artes: Criação e Crítica da Imagem em Movimento, da Escola de Belas Artes da UFMG. Possui experiência nas áreas de animação, preservação fílmica e docência, em grande parte, adquirida como funcionária pública no Centro de Referência Audiovisual, atual Museu da Imagem e do Som. Nos últimos anos, vem desenvolvendo seu projeto de doutorado na área de restauro, com parte do estudo realizado na Itália.

 

Sobre o Projeto Audiovisual em Debate

Audiovisual em Debate constitui-se de palestras mensais cujo objetivo é apresentar discussões sobre o universo do audiovisual, propondo debates sobre a temática da preservação, mas também contemplando questões concernentes à produção, distribuição, exibição e formação de público. Serão privilegiadas apresentações que dialoguem com a produção mineira e belo-horizontina. As atividades são gratuitas e abertas aos interessados em audiovisual.

 

Foto: Divulgação 

Selecionamos os melhores fornecedores de BH e região metropolitana para você realizar o seu evento.