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Alunas de Pedagogia do UniBH propõem atividades de Português na internet

Projeto PorTU é dirigido aos estudantes do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental e vai disponibilizar impressão de cartilhas para escolas da rede estadual de Minas Gerais

Neste momento de isolamento social, em que a comunicação tem se concentrado no ambiente digital, alunas do curso de Pedagogia do UniBH se empenharam para colocar em prática um projeto de revisão e aprofundamento em língua portuguesa, com foco nos anos iniciais do ensino fundamental. Chamado de PorTU, a iniciativa tem o objetivo de levar atividades interessantes, criativas e lúdicas de Português para professores da rede estadual, alunos e pais. O lançamento será na terça-feira, 7 de abril, data em que os conteúdos serão disponibilizados nos perfis do PorTU nas redes sociais (Facebook e Instagram).

“Os professores da rede pública poderão utilizar nossas atividades com os alunos, uma vez que o conteúdo foi autorizado pelo Governo de Minas para impressão e entrega para as famílias”, revela Carolina Santana, professora de Pedagogia do UniBH e idealizadora do PorTU.  As cartilhas serão entregues nas escolas, para as famílias que não têm acesso à internet.

De acordo com Carolina, as atividades serão oferecidas por série e estarão disponíveis num modelo "self service" para que pais e/ou professores escolham o conteúdo a ser feito pelas crianças, respeitando o grau de dificuldade e o estágio de desenvolvimento delas na escola. “Os professores podem fazer, inclusive, um mix de séries diferentes para sua própria turma, uma vez que as classes são heterogêneas, de modo geral”, explica.

Para a professora, essa opção é um dos benefícios do projeto, que não diz como o professor deve fazer, mas que apresenta opções múltiplas para que eles escolham as melhores atividades para cada turma em que leciona, com autonomia integral para cada realidade.

“Nossa intenção é difundir conhecimento com propostas interativas e reflexivas de interpretação de texto. Haverá vídeos falando exclusivamente dos cuidados com a Covid-19, como precauções para evitar o contágio, dentre outros aspectos. Esses vídeos ilustrarão o projeto que, somados às atividades do PorTU, incrementam e promovem, também, a oportunidade de os professores proporem de forma independente outras atividades”, diz Carolina.

Metodologia

As estudantes de Pedagogia se dividiram em grupos e cada um deles criará atividades para uma série específica, atendendo aos conteúdos de língua portuguesa presentes na Base Nacional Comum Curricular (BNCC).

“Vamos inserir gêneros textuais diversos, propondo atividades prazerosas e divertidas para que as crianças se divirtam um pouco, estudando. Serão utilizadas todas as formas de mídia possíveis para a propagação das atividades, sobretudo, de escolas públicas que não estão fornecendo acompanhamento aos estudantes nesse período em que as aulas estão suspensas”, afirma Carolina.

Os trabalhos do PorTU serão apresentados no lançamento, dia 7/04, por meio de aula virtual. As abordagens da Covid-19 serão alimentadas durante todo o semestre. “Mesmo findando a pandemia, vamos continuar disponibilizando os vídeos sobre o novo coronavírus, pois desse modo poderemos auxiliar os professores também no período de reposição com as crianças, com maior volume de atividades”, destaca a professora.

Foto:Divulgação

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