Notícias

Projeto Fartura - Comidas do Brasil realiza lives online com profissionais da gastronomia de todo o Brasil

Um dos principais objetivos do Fartura – Comidas do Brasil é compartilhar o vasto conhecimento sobre a gastronomia brasileira. Enquanto o público é aconselhado a ficar em casa, será possível saber mais sobre esse universo em bate-papos ao vivo nas redes sociais por meio do projeto “Chefs ao vivo na sua casa”. 

Com a temática “vida, cozinha e quarentena”, a curadora gastronômica Luiza Fecarotta conversa com diversos profissionais da gastronomia, que compartilham suas experiências, carreira e como tem sido esse período de confinamento. Para participar, basta acompanhar no Instagram do projeto. Há exibições previstas para todo o mês de abril, sempre às terças e sextas, às 18h.  

Daniel Castelli é o idealizador do Monã, um terreno de 132 hectares que é um híbrido de gastronomia, hotelaria e agricultura, em Canela, no interior do Rio Grande do Sul. Ele participa do projeto na live que acontece no dia 7 de abril.

Para falar da arte da panificação, Luiza Fecarotta conversa no dia 10 de abril com Rene Seifert, que é professor e pesquisador na Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) e que busca resgatar o tema e os saberes culinários tradicionais no contexto da casa e da família.

A chef Simone Bert, do restaurante Wanchako (AL), também participa do projeto no dia 14 de abril. Pioneira em comida peruana no Brasil, ela vai abordar como conheceu a culinária, sua mudança de profissão, experiência e dia a dia. 

Considerada uma das melhores confeiteiras do país, Lisiane Arouca vai contar um pouco do que tem feito na live do dia 17 de abril. Ela está à frente dos restaurantes Origem e Ori, em Salvador, ao lado do marido Fabrício Lemos, e tem muito para compartilhar com o público.

Já no dia 21 de abril, quem entra na casa dos usuários por meio da transmissão ao vivo é o chef André Saburó. Há 34 anos na Quina do Futuro, uma taberna japonesa em Recife (PE), ele é um dos maiores especialistas em atum no Brasil e faz o aproveitamento quase total do peixe.

Laura Cota é idealizadora da loja De Lá, em Belo Horizonte, uma espécie de empório que, mais do que vender produtos, cria laços com os produtores. O público poderá conhecer mais sobre o seu trabalho na transmissão do dia 24 de abril.  

Considerado um dos 50 melhores restaurantes do país, o Mahalo Cozinha Criativa chama a atenção de brasileiros e estrangeiros com sua comida contemporânea. A chef Ariani Malouf, responsável pela casa, vai compartilhar um pouco dos segredos do seu sucesso e como é sua rotina no dia 28 de abril, encerrando a programação do mês.

Sobre a plataforma Fartura – Comidas do Brasil

A Plataforma Fartura – Comidas do Brasil tem o objetivo de mapear a cadeia produtiva da gastronomia, a fim de disponibilizar conhecimento ao público – em forma de conteúdo e experiência – e criar conexões entre os integrantes dessa cadeia.

 As Expedições Fartura são viagens que já percorreram quase 80 mil km em todo o território nacional levantando as histórias, personagens, ingredientes e receitas. Foram 276 cidades visitadas e cerca de 650 fontes entrevistadas. O conhecimento é transformado em conteúdo e disponibilizados no site e redes sociais (Facebook e Instagram), vídeos, livros, programas de rádio e em projetos customizados.

A celebração do projeto são os Festivais Fartura, onde há o encontro entre produtores, chefs e estudiosos da gastronomia com o público. Nos eventos – que já acontecem em Belém, Brasília, Porto Alegre, São Paulo, Tiradentes, Belo Horizonte, Conceição do Mato Dentro, Fortaleza e também fora do Brasil, em Lisboa – é possível adquirir conhecimento, aprender receitas, conhecer histórias, comprar produtos e, claro, experimentar os pratos dos mais renomados chefs de todo o país. Até 2019, os festivais receberam mais de 850 mil pessoas, que se deliciaram com os mais de 2 milhões de pratos servidos. Além disso, foram 3.300 atividades gastronômicas e 1.265 apresentações culturais. 

 Foto:Leandro Miranda

Selecionamos os melhores fornecedores de BH e região metropolitana para você realizar o seu evento.