Notícias

Programação Completa do 16º Minas Trend em Belo Horizonte

Entre os dias 07 e 10 de abril, o Minas Trend – um dos principais eventos de moda do país promovido pela Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (FIEMG) – apresenta as coleções primavera-verão 2016 nos segmentos de vestuário, calçados, bolsas, joias e bijuterias, no Expominas, em Belo Horizonte. Com o tema “Viva Ciclicamente”, a semana de moda pretende traduzir o clima de otimismo da indústria de moda em contraponto ao cenário econômico pelo qual o país atravessa, estimulando a criatividade e qualificação para superar as adversidades.

 

O desfile de abertura, que acontece no dia 6 de abril, às 20h30, só para convidados, terá um casting de peso, com a presença das tops Daiane Conterato, Cris Herrmann, Drielly Oliveira, Clarice Vitkauskas, Bruna Ludtke e Fabi Mayer.  O desfile contará com 35 looks com styling de Paulo Martinez e beleza de Ricardo dos Anjos. Os outros desfiles acontecem nos dias 07 e 08 de abril e contarão com a participação das grifes Vivaz, Faven, Patricia Motta, Herchcovitch; Alexandre, Rogério Lima, Lucas Magalhães, Fabiana Milazzo, Plural, Mabel Magalhães e Madrepérola, marca que faz sua estreia na passarela do Minas Trend (veja line-up mais abaixo). Outras tops também confirmaram a participação nestes desfiles:Amanda Wellsh desfilará para a Madrepérola na terça-feira (07/04), às 19h, ao lado de Renata Kuerten, que também vai estrelar a apresentação de Mabel Magalhães no dia seguinte, 08/04, às 21h. Isabeli Fontana também desfila no dia 08/04, mas para Fabiana Milazzo, às 19h.

 

Participarão do salão de negócios mais de 250 marcas, sendo que 45 são estreantes, entre elas: Tufi Duek, Têca e Paula Ferber.

 

Presenças Vips confirmadas: Mariana Ximenes (desfile Madrepérola, 07/04, às 19h) e Luiza Brunet (desfile Mabel Magalhães, 08/04, às 21h)

 

Sugestões de pauta:

 

- Exposições Luiza Barcelos e Claudia Arbex: para ilustrar o tema “Viva Ciclicamente”, no qual as estações do ano representam os movimentos cíclicos da natureza, a história de sucesso das grifes Claudia Arbex e Luiza Barcelos serão tema de duas exposições no Minas Trend. Refletindo o otimismo como vocação genuína do empreendedor brasileiro, as exposições transmitem a ideia de que o rigor do inverno se fecha a cada ciclo e abre novas possibilidades para o futuro. A exposição de Luiza Barcelos, que comemora 25 anos de existência da marca de calçados e bolsas, contará a trajetória da marca através da reinterpretação de coleções anteriores por jovens artistas do coletivo de arte contemporânea “Quarto Amado”. A ideia é mostrar que o futuro se releva através de apropriações individuais de abordagens anteriores, onde o novo sempre está por vir. Já a exposição de Claudia Arbex com o tema “O futuro nos espera” sintetiza a história desta importante marca de acessórios que, rigorosa em sua produção como o próprio inverno, traz sempre à tona coleções que iluminam o olhar. Refletindo os 15 anos de atuação da empresa, a exposição remete à atmosfera do início do trabalho de Claudia como designer, um clima frio e rígido para receber toda a riqueza produtiva que marcou sua primeira coleção. Sempre com uma visão de futuro, a mostra revisita valores e conceitos, além de especulações imaginárias, que soam como “reserva do hoje para o amanhã”.

 

- SESI SENAI: serão apresentadas atividades que propõem estabelecer conexões entre a indústria e seus respectivos reflexos no universo da moda. A Exposição de Fotografias terá 12 imagens produzidas por alunos do curso de fotografia profissional da Escola de Cultura SESI – Escola de Fotografia Studio3 SESIMINAS –, obtidas através do acompanhamento do trabalho de pesquisa, realizado pelos estudantes do SENAI MODATEC e SENAI Américo René Giannetti, em quatro ateliês de moda de Belo Horizonte. As fotos, além de revelar os ambientes de produção, também abordam o processo de finalização das coleções das marcas Rogério Lima, Luiza Barcelos, Heliana Lages e Vivaz que serão apresentadas nesta edição do Minas Trend. Acompanhando as fotos, a mostra terá um vídeo com as etapas conceituais e produtivas que resultaram na exposição. Outra atração do espaço será a Exposição de Figurinos criados pelo designer mineiro Martielo Toledo e confeccionados pelos alunos do SENAI MODATEC e SENAI Américo Renê Giannetti, de Belo Horizonte, em parceria com a diretora e Maitre de Ballet da CIA de Dança SESIMINAS, Cristina Helena. A partir de referências, pesquisas e workshops com os curadores, os alunos criaram uma coleção de figurinos exclusivos para os bailarinos da CIA de Dança SESIMINAS que serão apresentados em primeira mão durante o Minas Trend. Também serão exibidos dois vídeos que abordarão o processo de confecção, corte, modelagem e costura dos figurinos nas dependências do SENAI MODATEC, e uma coreografia inédita da Cia. de Dança SESIMINAS com os bailarinos utilizando a coleção desenvolvida pelos alunos.Espaço Unidades Móveis do SESI: a unidade do SESI Escola Móvel, em parceria com a estilista mineira Virgínia Barros, desenvolveu um conjunto de acessórios em couro para que o público possa personalizá-los durante a 16ª edição do Minas Trend.  Os acessórios contam com uma linha de desenhos exclusivos, inspirados na fauna e flora da região da Serra do Cipó/MG. A unidade Móvel do SESI Cozinha Brasil, programa de educação alimentar e educacional que estimula o aproveitamento integral dos alimentos, apresentará ao público várias dicas para uma alimentação saudável e nutritiva de forma a ampliar esta discussão não apenas na indústria, mas na sociedade como um todo, incluindo o universo da moda onde a questão alimentar é um tema recorrente.

 

- Prêmio Empresa Tendência 2015: A Companhia de Desenvolvimento do Estado de Minas Gerais – CODEMIG – promove, durante o Minas Trend, a entrega do “Prêmio Empresa Tendência 2015”, que procura estimular a produção dos pequenos empreendedores da indústria de moda no Estado de Minas Gerais. As inscrições foram abertas para empresas do interior do Estado, dos segmentos de vestuário, bolsas, calçados e joias/bijuterias que participarão como expositores desta edição do Minas Trend, sendo avaliados durante o evento por jornalistas de moda, especialmente convidados, segundo critérios como adequação à proposta do evento, pesquisa, desenvolvimento e inovação do trabalho, criatividade e originalidade das peças, estilo e linguagem de moda utilizados e potencial de comercialização. Os primeiros colocados em cada categoria serão contemplados com um estande gratuito na 17ª edição do Minas Trend, incluindo montagem básica, e consultoria do SEBRAE/MG para potencializar o negócio e alavancar as vendas. 

Mais Informações: www.minastrend.com.br

Selecionamos os melhores fornecedores de BH e região metropolitana para você realizar o seu evento.