Notícias

Esperança em pílulas: Belimbeleza invade as ondas da Rádio UFMG Educativa

Movimento estimula o compartilhamento de produções culturais como forma de atenuar a tensão imposta pela pandemia do coronavírus

A Rádio UFMG Educativa está veiculando, ao longo da sua programação diária, pílulas do movimento Belimbeleza, que incentiva os membros da comunidade universitária a compartilharem produções culturais como músicas, poesias, depoimentos – enfim, todo tipo de beleza que possa de alguma forma aliviar a tensão e atenuar o peso provocados pela pandemia de novo coronavírus.

O movimento é uma iniciativa do professor Tarcísio Mauro Vago, pró-reitor de Assuntos Estudantis da UFMG, que começou a compartilhar com suas listas de transmissão do WhatsApp essas pílulas diárias. Com o passar do tempo, Tarcísio passou a receber mais e mais sugestões de conteúdos dos membros da comunidade da UFMG e de outras instituições e apresentou o projeto à Rádio UFMG Educativa, que inseriu o movimento em sua programação.

O nome do movimento Belimbeleza foi inspirado no romance Grande sertão: veredas, de Guimarães Rosa, em que o personagem Riobaldo, impressionado com a beleza do sertão e de suas veredas, narra: “Se viam bandos tão compridos de araras, no ar, que pareciam um pano azul ou vermelho, desenrolado, esfiapado nos lombos do vento quente. Daí, se desceu mais, e, de repente, chegamos numa baixada toda avistada, felizinha de aprazível, com uma lagoa muito correta, rodeada de buritizal dos mais altos: buriti – verde que afina e esveste, belimbeleza”.

Saiba mais sobre o movimento e conheça uma breve seleção do que vem sendo produzido e compartilhado em matéria publicada no Medium da UFMG.

Foto:Foca Lisboa

Selecionamos os melhores fornecedores de BH e região metropolitana para você realizar o seu evento.