Notícias

Fundação Clóvis Salgado cria projeto #PALÁCIOEMSUACOMPANHIA durante período de isolamento social

Para celebrar a PÁSCOA, no domingo será exibido vídeo da Orquestra Virtual, com 20 músicos da OSMG, interpretando AVE MARIA, de Pietro Mascagni, no Instagram e Facebook

 

A diversidade cultural do Palácio das Artes encanta o público mineiro há décadas. Agora, no período de reclusão, o propósito é levar cultura a cada um, no aconchego de casa! A Fundação Clóvis Salgado dá início ao projeto PALÁCIO EM SUA COMPANHIA, levando ao público a arte dos Corpos Artísticos e demais atividades culturais durante o período de isolamento social provocado pela COVID-19, por meio do Facebook e do Instagram.

De acordo com Eliane Parreiras, presidente da Fundação Clóvis Salgado, o programa #palacioemsuacompanhia amplia a mediação cultural da FCS com seu público e também com novos públicos. “O propósito de projeto é sensibilizar a todos e facilitar os processos de democratização do acesso à cultura, por meio digital, oferecendo a arte de nossos corpos artísticos”, comemora Eliane Parreiras.

Assim, teremos pílulas dos artistas mostrando seu processo criativo e bastidores das produções, dicas e reflexões das artes por curadores, além de conteúdo formativo na arte e na cultura, com materiais produzidos pelos professores e alunos do Centro de Formação Artística e Tecnológica – Cefart. A programação também compreenderá transmissões de concertos do Coro e da Orquestra e apresentações da Cia. de Dança Palácio das Artes gravados no Grande Teatro Cemig Palácio das Artes.

ORQUESTRA VIRTUAL – Integrantes da Orquestra Sinfônica de Minas Gerais abriram o projeto Palácio em sua Companhia provando que a falta de proximidade física não é impasse algum. A Orquestra Virtual, regida e idealizada pelo Maestro Sílvio Viegas, interpretou um trecho de Eine Kleine Nachtmusik, de Wolfgang Amadeus Mozart.

Segundo Viegas, a obra foi escolhida por ser uma peça amada e amplamente conhecida do público. Trata-se de uma das obras mais famosas do repertório erudito, unindo o talento de membros das Cordas da Orquestra Sinfônica de Minas Gerais. “Esse vídeo é um presente para todos que amam a arte e estão em suas casas, de quarentena. É divertido e homenageia grandes maestros. Nós matamos a saudade de fazer música juntos, e o público mata a saudade de ouvir algo novo da Orquestra mais querida de Minas Gerais”, ressalta Viegas.

Participaram dessa produção os músicos da OSMG Alexandre Kanji, Alysson Rodrigues, Cleusa Sana, Fernando Santos, João Candido dos Santos, Karine Oliveira, Olivia Maia, Samuel Gomide, Sérgio Rabello e Vitor Dutra. As edições de vídeo e áudio também ficaram por conta dos próprios músicos. Além de outros vídeos interpretados pela Orquestra Virtual, o projeto divulgará gravações individuais, em duo ou trio.

PRÓXIMOS VÍDEOS – Publicados semanalmente, o projeto #palacioemsuacompanhia contará com apresentações das coralistas Melina Peixoto, interpretando a ária Quando me´n vo´, de Giacomo Puccini; Annelise Prado, com a ária Ecco: respiro apenna, de Francesco Ciléa; Daiana Melo, com a canção de autoria desconhecida Casinha Pequenina; Clara Guzella, interpretando Amazing Grace, do compositor John Newton; e Anelise Claussen, com Quia Respexit, de J. S. Bach. Membros da Orquestra Sinfônica também preparam grandes novidades: Bachianas Brasileiras, de Heitor Villa-Lobos, Going Home, de Antonín Dvořák e até mesmo Bohemian Rhapsody, da banda Queen, serão interpretadas pelo violoncelista Sérgio Rabello. Aguardem!

ESPECIAL SEMANA SANTA – A Orquestra Virtual interpretará, em celebração à Páscoa, a canção Ave Maria, de Pietro Mascagni. O vídeo reunirá mais de 20 músicos da OSMG, além da participação especial do solista Santiago Martínez. Segundo Viegas, que rege mais um encontro digital da orquestra, “os músicos pretendem enviar uma mensagem de paz, amor e alegria para aqueles que não podem sair de suas casas”. O vídeo vai ao ar na manhã de domingo (12).

Foto:Paulo Lacerda

Selecionamos os melhores fornecedores de BH e região metropolitana para você realizar o seu evento.