Notícias

Está no ar o novo episódio do Podcast Conversatório: Série Arte em Tese (Sexto episódio)

Orientação: Profa. Dra Heloísa Faria Braga Feichas

O sexto episódio, da série Arte em Tese, do podcast Conversatório recebe a pesquisadora Euridiana Silva Souza, a convidada expõe sua tese “Da arte de (re)posicionar-se: Educação Musical Superior e construções de identidades profissionais de bacharéis em música que atuam no ensino”. A tese foi apresentada, em 2019, ao programa de Pós Graduação em Música da Universidade Federal de Minas Gerais e teve a orientação da professora Heloísa Faria Braga Feichas.

A pesquisadora relata que a atividade na área musical é marcada por trabalhos variados, fragmentados e instáveis, tal situação estabelece a construção de distintas identidades profissionais nos egressos do ensino superior da área. Assim, o objetivo de sua pesquisa foi investigar a influência do curso na formação destas identidades em bacharéis que atuam no ensino. A análise foi baseada no cruzamento de dados da formação universitária e da experiência formativa e profissional de egressos de quatro instituições de ensino superior públicas no sudeste do Brasil: Universidade de São Paulo (USP), Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e Faculdade de Música do Espírito Santo (FAMES).

Euridiana Silva Souza, bacharel em piano pela Escola de Música da UFMG (2006), transitou em sua carreira profissional como educadora musical e performer, atuando como coordenadora pedagógica e consultora de projetos de ensino de música, na educação básica e em ONGs. Atualmente é professora substituta na Universidade de Brasília.
A tese está disponível para acesso público online através do site Repositório Institucional da UFMG.

Para ouvir o episódio na íntegra acesse os links:
Link Anchor: https://anchor.fm/conservatorioufmg/episodes/Arte-em-Tese-6---Formao-de-msicos-profissionais-a-arte-de-reposicionar-se-e1h2clt
Link Spotify:
https://open.spotify.com/episode/2sPJFgqBZpGWtEmUO4yScO?si=zyKQFwBOQtmgX2NX-aCfFQ&utm_source=copy-link

Foto: Marina Laterza

Selecionamos os melhores fornecedores de BH e região metropolitana para você realizar o seu evento.