Notícias

“A gota que falta” – Novo espetáculo do Grupo Trama, tem direção de Chico Pelúcio

O elenco é formado por participantes de oficinas de teatro desenvolvidas pelo grupo

O Grupo Trama de Teatro estréia no dia 23 de abril o espetáculo “A gota que falta”. A peça é resultado do processo de oficinas ministradas pelo grupo em 2018, dentro da programação de celebração dos 20 anos da companhia, que contou também com a primeira edição do Trama Festival – Teatro em Contagem.

Foram três oficinas de teatro realizadas em Contagem e, dessa atividade, quatro dos participantes foram selecionados para compor o elenco do novo espetáculo. Cibele Andrade, Kako Arancibia, Lavínia Antônia e Léo Campos participam, desde novembro de 2018, de um processo intenso de criação.

“Ao propor as oficinas para atores em Contagem, o Trama tem como objetivo fomentar as ações artísticas na cidade, por meio da capacitação de novos atores e atrizes a fim de valorizar o artista local e também fazer com que o publico possa contar com programações teatrais cada vez mais constantes na cidade”, explica Patrícia Matos, uma das produtoras à frente do projeto.

Quem assina a direção é Chico Pelúcio, ator e diretor de teatro reconhecido por seu trabalho no Grupo Galpão, do qual é integrante, além da sua atuação em cinema e televisão.

“A montagem de “A Gota que Falta” com o Grupo Trama de Teatro tem vários e bons

significados. Em um País onde a cultura sofre todo tipo de golpe e indiferença renovar um grupo com a idade do Trama é um ato de coragem e resistência. Foi com grande prazer e esperança que trabalhei com esses jovens atores”, diz Chico Pelúcio.

O diretor enfatiza, ainda, sobre o papel dos espetáculos de rua, mais acessíveis á população. “Ao decidirmos montar um espetáculo teatral de rua afirmamos nossa vontade de ir em busca de um teatro popular nas praças públicas dos 72% dos municípios desse pais que não possuem um teatro. Sonhamos em levar essa arte milenar a milhões de brasileiros do interior, dos centros e das periferias das cidades.

“A Gota que Falta” aborda a importância do trabalho digno para cada cidadão frente a

ganância do lucro que compromete o direito a boa água, a identidade e a fruição da arte como condições fundamentais para a felicidade de uma comunidade.” Conclui.

Temporada

As primeiras apresentações acontecem em Contagem. Começa dia 23 de abril, 19h30, na Praça da jabuticaba, dia 24 de abril, 19h30, na Praça Irma Maria Paula,no Petrolandia e dia 25 de abril, 19h30, na Praça Marilia de Dirceu (Praça do Cigano). A montagem segue para Sete Lagoas em 27 de abril, 20h, na Feirinha da Lagoa Paulino e encerra a temporada no dia 28, as 10h, no Parque Municipal Americo Renne Giannetti em Belo Horizonte. O acesso é gratuito. A duração é de 60 minutos e a classificação etária é livre. Os espetáculos são acessíveis em libras.

Além da estreia da peça, o dia 23 de abril trará também o lançamento do livro sobre as duas décadas do grupo. Com o título “20 anos de Tramas” a publicação é organizada e editada pela jornalista Janaína Cunha Melo.

O projeto Trama 20 anos é patrocinado pelo Atacadão, CNH Industrial Capital e New Holland através dos benefícios da Lei Rouanet – Ministério da Cultura

Foto: Andreia Carvalho e Rogério Silva

Selecionamos os melhores fornecedores de BH e região metropolitana para você realizar o seu evento.