Notícias

Chef Ju Duarte participa do 19º Flipoços - Festival Literário Internacional de Poços de Caldas

Chef da Cozinha Santo Antônio está em dois painéis, um deles sobre Eduardo Frieiro, pioneiro historiador da culinária mineira

O 19º. Flipoços – Festival Literário Internacional de Poços de Caldas, que acontece de 27 de abril a 05 de maio de 2024, promoverá um encontro entre a gastronomia e a literatura. Esta é a primeira vez que a gastronomia vai ocupar um espaço significativo no evento. 

O "Ciclo Cozinha Mineira" acontece no Palco Sulfurosa no domingo, 28 de abril. A chef Ju Duarte, da Cozinha Santo Antônio, participa de dois painéis. Às 13h30, a chef apresenta "Eduardo Frieiro - Feijão, Angu e Couve – A comida e a literatura mineiras", com mediação do professor José Newton Coelho de Menezes e do chef Edson Puiati.

"Falarei sobre a obra do Frieiro e também sobre a trajetória literária dele, e os projetos que ele participou em Belo Horizonte de fomento à cultura" conta a chef. "Ele participou do grupo que fundou a Biblioteca Pública do Estado de Minas Gerais e foi o primeiro diretor, entre outros feitos. Frieiro foi uma pessoa muito ativa na área cultural de Belo Horizonte e de Minas Gerais", completa. 

Às 15h, Ju Duarte é mediadora, junto a Carolina Figueira da Costa, do painel "A comida nas narrativas: De Saint-Hilaire aos modernistas", que tem apresentação do professor José Newton Coelho de Menezes. A discussão será em torno da formação do gosto em Minas Gerais e suas narrativas.

"É muito gratificante levar a gastronomia para o centro da discussão num evento tão significativo como a Flipoços" fala a chef. 

Sobre a Flipoços: https://www.flipocos.com/index.html 

Sobre a Cozinha Santo Antônio

Em uma esquina charmosa, em um dos bairros mais tradicionais da cidade, a Cozinha Santo Antônio chama atenção logo de cara pela arquitetura. Ao mesmo tempo mineira e cosmopolita, com garimpos e peças de design e uma imponente e acolhedora cozinha aberta. 

Uma ótima tradução para a comida feita ali. “Estamos completamente conectados com as nossas origens e com a nossa história, mas temos os pés no presente e o olhar no futuro”, diz Juliana Duarte, que comanda tudo no espaço. 

A Cozinha Santo Antônio tem por princípio o respeito à sazonalidade dos ingredientes, por isso o cardápio muda de acordo com o que se tem de mais fresco e gostoso para cozinhar. Os insumos são orgânicos, de origem e chegam através de pequenos produtores.

“Todo início de semana planejo o cardápio dos próximos dias com base no que os produtores têm disponível” conta Juliana. “Durante a semana os pratos são de uma comida mais caseira, que eu defino como sendo ‘que nem a da casa da gente’. No final de semana temos pratos mais elaborados e sempre há opção vegetariana. A comida varia de receitas de família bem mineiras a pratos da cozinha do mundo, como a francesa e a do Oriente Médio que eu gosto muito e estudo”, completa. 

Juliana é uma cozinheira, historiadora e pesquisadora da história da gastronomia mineira. Mas antes disso tudo trabalhava na publicidade enquanto paralelamente estudava gastronomia e vendia seu disputado patê na Feira Fresca. 

Do seu jeito, vem fazendo comida com história e afeto, transformando algo aparentemente banal em “extraordinário”. Comida que valoriza a cultura alimentar mineira e que faz bem para o corpo e para a alma.

Serviço: Rua São Domingos do Prata, 453 – Santo Antônio
Funcionamento de terça a domingo de 12:00 às 14:30 nos dias de semana e de 12:30 às 16:00 nos finais de semana. 
Delivery e o “buscaqui”
Whatsapp: (31) 9-8218-6427
https://www.instagram.com/cozinha_santoantonio

Foto: Luisa Maciel

Selecionamos os melhores fornecedores de BH e região metropolitana para você realizar o seu evento.