Notícias

Protagonismo feminino na programação da Contato Filmes Incubadora de Audiovisual

A ONG Contato apresenta Contato Filmes Incubadora de Audiovisual, que tem o objetivo de refletir criticamente sobre o mercado no Brasil propondo ações práticas como maior articulação do setor, produção de conteúdos e inclusão social. À frente de seminários e oficinas da iniciativa no mês de abril, o destaque será das mulheres que atuam num cenário predominantemente masculino. De acordo com dados da ANCINE - Agência Nacional do Cinema, dos 142 longas-metragens brasileiros lançados comercialmente em salas de exibição no ano de 2016, 75,4% são dirigidos por homens brancos. Apostando na diversidade, a Contato Filmes Incubadora de Audiovisual pretende gerar inclusão socio-produtiva de jovens de todos os gêneros, contribuindo para reduzir desigualdades.

Nesta terça-feira, dia 17 de abril, a discussão é centrada numa pauta fundamental, “As Mulheres na Cadeia Produtiva do Audiovisual no Brasil”. No auditório da UNA, Debora Ivanov, diretora da ANCINE, Luciane Gorgulho, chefe do Departamento de Economia da Cultura do BNDES, Marina Pompeu, analista de projetos do Canal Brasil levantam os diversos aspectos da participação feminina no setor, a partir das 19h30. A mediadora é Joana Oliveira, coordenadora do curso de Cinema da UNA.

As oficinas de abril da Contato Filmes Incubadora de Audiovisual têm as mulheres como tema e acontecem na ONG Contato. Isadora Lerman ministra, a partir do dia 16, “Assistente de Direção”, que se dedica a formar e capacitar profissionais a atuar como em obras cinematográficas e audiovisuais, auxiliando os trabalhos do diretor no diálogo com atores, decupagem de roteiros técnicos, diálogos com setores de criação e produção, narrativa fílmica pela imagem e etapas de pré e pós-produção.

A partir de 24 de abril, Joana Oliveira está à frente de “Roteiro” cuja proposta é apresentar a importância do roteiro para a produção e realização audiovisual, bem como os conceitos de ideia, sinopse, argumento e roteiro. Além disso, serão apontados: elementos da narrativa audiovisual, tipos de roteiro, adequação do roteiro ao formato e gênero da obra audiovisual, técnicas de elaboração de roteiros, o roteiro na ficção, no documentário, no desenho animado, na adaptação de obras literárias, construção dos personagens e redação de diálogos, e exercícios de elaboração de roteiros e profissão de roteirista.

Também a partir de 24 de abril e fechando o ciclo de oficinas do mês, Carina Bismarck ministra “Direito Autoral e Legislação Audiovisual”. Serão abordados: a regulamentação dos setores de cinema e TV no Brasil, os órgãos reguladores do Estado que afetam a indústria audiovisual e suas atribuições - ANCINE, CVM, ANATEL - as principais leis e regulamentos que regem a indústria audiovisual no Brasil e As leis federais, estaduais e municipais de incentivo à cultura e ao audiovisual e suas aplicações.

As inscrições para os seminários e oficinas são gratuitas e estão abertas por meio do site www.sympla.com.br/ongcontato. As vagas são limitadas e haverá seleção com base em análise de currículo pelos ministrantes das oficinas e equipe da ONG. Contato Filmes Incubadora de Audiovisual tem o patrocínio da CEMIG e da NET através de Lei Estadual de Incentivo à Cultura.

Foto:Divulgação

Selecionamos os melhores fornecedores de BH e região metropolitana para você realizar o seu evento.