Notícias

Precaria Cia de Teatro traz a BH o novo espetáculo teatral “Tartufo´s 80”

Uma adaptação da comédia francesa de Molière para os anos 80 que convida o público a refletir sobre questões universais do ser humano.

Chega a Belo Horizonte, em curta temporada, de 26 a 28 de abril e 3 a 5 de maio, no espaço cultural da Funarte, o mais novo espetáculo da Preqaria Cia de Teatro, "Tartufo’s 80". Uma comédia clássica de Molière, adaptada para os anos 80, que trata de valores éticos e morais, com referências de roupas e filmes característicos da época e paródias de músicas hits. Debochada e irreverente, a trama oferece ao púbico uma divertida reflexão e viagem ao passado.

O espetáculo conta com direção de Ricardo Martins e encenação de Izabela Oliveira, João Valadares, Marina Galeri, Piera Rodrigues e Rogério Alves. Apresentações de sexta e sábado, às 20h, e domingo, às 19h. Duração de 60 minutos. Classificação 14 anos.

Os ingressos podem ser retirados na bilheteria do local, com 1 hora de antecedência. Valores: R$30 (inteira), R$15 (meia para estudantes e idosos). Vendas antecipadas pelo site WWW.PREQARIA.COM.BR

Informações: (31) 3213-3084 e 3213-7112 - Funarte. Rua Januária, 68 - Centro, Belo Horizonte.

Espetáculo

A trama, apesar de retratar uma situação que antecedeu a ascensão da burguesia na França, mantém-se atual ao denunciar males eternos e "universais", como a corrupção, a hipocrisia religiosa, a exploração da fé, o desvio moral e a ocupação de cargos de relevo por espertalhões. Com o único objetivo de granjear mais privilégios, em nome de Deus, o personagem Tartufo é capaz de mentir, roubar, fraudar, especular e transgredir moralmente.

Na adaptação da comédia francesa de Molière, escrita no século 17, a escolha da década de 80 surgiu a partir do cenário: uma Brasília de 1980, a casa dos personagens da família de Orgon. A partir daí, várias ideias apareceram para completar essa atmosfera épica. “O desafio desse trabalho foi buscar o diálogo entre o texto original de Molière e o ambiente dos anos 80", comenta Ricardo Martins, diretor da peça.

Preqaria Cia de Teatro

Fundada em 2006, a Preqaria Cia de Teatro já realizou 10 espetáculos, “Qorpo Santo”, “Tribunal Quarto de Zona”, “Nosso Estranho Amor”, “Fausto(s!)”, “Conversa Séria de Calcinha e Soutien”, “Palhaços”, “Pela Estrada Adentro”, “A Praça Dr. Sem Graça”, “A Princesa Gaia” e "Amor", e três curtas metragens: “Humanamente Mefisto”(2006), “Waterapoc”(2009) e “Outros Dias” (2012). Recebeu mais de 30 mil espectadores, conquistou vários prêmios, participou de festivais importantes e já realizou parcerias com artistas de renome internacional.

Em 2009, fundou em Sete Lagoas, interior de Minas Gerais, a “Escola Livre de Teatro”, que transformou a realidade teatral da cidade. Mais de 700 pessoas passaram pela escola, além de alunos esporádicos participantes de Workshops ligados ao universo teatral. Desde 2014, realiza, em parceria com a Prefeitura da cidade, a “Temporada de Teatro de Sete Lagoas”. Uma iniciativa que uniu todos os grupos de teatro da cidade, além de grupos de Minas Gerais e de outros estados. Desde 2015, a Preqaria realiza o "Curta Teatro – Festival de Cenas Curtas", que recebe 12 Cenas Curtas de vários estados do país, em espaços públicos da cidade. Em 2017, a Preqaria realizou na FUNARTE, em Belo Horizonte, o "Circuito Cultural BH-Sete Lagoas", com apresentações de música, dança, teatro e exposições de mais de 100 artistas de BH e Sete Lagoas.

FICHA TÉCNICA:

Texto: Molière

Direção: Ricardo Martins

Atuação: Izabela Oliveira, João Valadares, Marina Galeri, Piera Rodrigues, Rogério Alves.

Figurinos: Steysse Reis

Assistente de Figurino: Isabela Pena

Cenário: Preqaria Cia de Teatro

Cenotécnico: Rogério Alves

Iluminação: Allan Calisto

Assessoria de Imprensa: Glenda Souza e Marcelo Sander

Preparação Vocal: Mestre Sauva

Preparação Musical: Rogério Pardal

Trilha e Paródias Musicais: Preqaria Cia de Teatro

Coreográficas: Julio Gomes

Fotos e vídeo: Junio Souza

Design Gráfico: Fabiano Lana

Produção: João Valadares

Realização: Preqaria Cia de Teatro

Instagram: WWW.INSTAGRAM.COM/PREQARIACIADETEATRO/

Foto: Junio Souza

Selecionamos os melhores fornecedores de BH e região metropolitana para você realizar o seu evento.