Notícias

Quem estiver em Belo Horizonte neste fim de semana que segue o feriado, pode aproveitar a programação do MM Gerdau

Quem estiver em Belo Horizonte neste fim de semana que segue o feriado, pode aproveitar a programação do MM Gerdau – Museu das Minas e do Metal. O espaço estará fechado apenas nesta sexta-feira, funcionando normalmente no sábado (20) e domingo (21), das 12h às 18h.

Além do acervo permanente do Museu, que conta a história da mineração, principalmente de Minas Gerais, e exibe belos exemplares de minerais brasileiros em sua coleção, os visitantes poderão conferir uma apresentação especial da Casa de Música de Ouro Branco no sábado (20) às 16h. Trata-se do Ensamble do VI Festival de Violoncelos de Ouro Branco, que tem direção artística do violoncelista Matias de Oliveira Pinto. Entre os músicos que se apresentam na data está a pianista japonesa Risa Adachi.

Outra atração especial que pode ser conferida no espaço cultural é a exposição “Ressignificando o aço: 40 anos de Ricardo Carvão”, que reúne esculturas em metal criadas pelo artista plástico Ricardo Carvão. Ao todo são 29 peças, com tamanhos entre 1,30m e 3,55m instaladas na nova “Sala de exposições temporárias”.

Inspirado pela natureza, música e por uma evolução de suas próprias obras, o artista assina importantes monumentos que podem ser vistos pelo público em Belo Horizonte, e que estão representados na exposição. Entre os destaques do trabalho estão por exemplo o “Monumento à Paz”, comemorativo da visita do Papa João Paulo II à capital em 1982, “o Voo”, no Aeroporto Internacional Tancredo Neves, de 1984, e “Liberdade”, na Praça da Liberdade, de 1991, “Monumento do Milênio”, no Belvedere, 2000, e “Monumento à visão”, no Mirante da Cidade, no Mangabeiras, de 2017.

Conheça o MM Gerdau – Museu das Minas e do Metal

O MM Gerdau - Museu das Minas e do Metal, integrante do Circuito Liberdade desde 2010, é um museu de ciência e tecnologia que apresenta de forma lúdica e interativa a história da mineração e da metalurgia. Em 20 áreas expositivas, estão 44 exposições que apresentam, por meio de personagens históricos e fictícios, os minérios, os minerais e a diversidade do universo da Geociências. O Prédio Rosa da Praça da Liberdade, onde funciona o espaço cultural, foi inaugurado em 1897, juntamente com Belo Horizonte. Tombado pelo Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico (IEPHA), o edifício passou por meticuloso trabalho de restauro, que constatou que a decoração interna seguiu o gosto afrancesado da época, com vocabulário neoclássico e art nouveau. O projeto arquitetônico para a nova finalidade do Prédio Rosa, que já foi Secretaria do Interior e da Educação, foi feito por Paulo Mendes da Rocha e a expografia, que usa a tecnologia como aliada da memória e da experiência, é de Marcello Dantas. O Museu funciona de terça a domingo, das 12 às 18h, e na quinta, das 12 às 22h e apresenta uma programação para todas as idades. A entrada é franca.

Foto: Divulgação

Selecionamos os melhores fornecedores de BH e região metropolitana para você realizar o seu evento.