Notícias

Ecossistema de impacto de Belo Horizonte ganha força com novidades da Casa Baanko

Unidade da capital mineira se conecta ao projeto guaja.cc e é grande aposta da Baanko

Impacto, inovação, empreendedorismo. A Casa Baanko de Belo Horizonte está prestes a potencializar sua atuação em um novo endereço: o casarão da Avenida Afonso Pena, onde habita também o guaja.cc — espaço de coworking e importante articulador cultural da cidade que havia fechado suas portas em maio de 2020, em decorrência da pandemia. 

A parceria, liderada por André Menezes, é uma aposta importante da Baanko que carrega grande potencial para gerar ainda mais impacto positivo em BH e ampliar as possibilidades do projeto criado em 2018, expandindo em quatro vezes seu resultado. O ecossistema de impacto se fortalece e expande seu raio à medida em que se conecta a um nicho relevante e muito potente na cidade: a economia criativa. Essa, por sua vez, é extremamente beneficiada ao incluir a óptica do impacto em suas ações e discussões, pauta tão importante hoje em dia e que traz resultados satisfatórios aos empreendedores, à comunidade e à sociedade em geral. 

O Empreendedorismo de Impacto representa uma oportunidade grandiosa na construção de uma economia inclusiva, colaborativa e sustentável. Acreditam nessa ideia 35 novos investidores que, inseridos em um grupo com visão essencial de impacto, viabilizaram não apenas o retorno do guaja.cc, mas principalmente sua integração à Casa Baanko, ocupando agora o mesmo endereço.

Propósitos compartilhados

Colaboração, construção de uma comunidade ativa e conexões frutíferas são propósitos comuns entre Baanko e guaja.cc. Essa afinidade é fundamental para uma parceria próspera que vai muito além do compartilhamento do mesmo endereço. O grande objetivo é entregar para Belo Horizonte um espaço inovador, criativo e, sobretudo, de impacto — o melhor caminho para a garantia de um futuro sustentável. 

Medidas práticas como os desafios da economia circular e do lixo zero, a compostagem de resíduos orgânicos, o uso de embalagens sustentáveis, a mensuração de impacto, oferta de produtos de startups e negócios de impacto  e várias outras propostas da Baanko serão levadas para o novo endereço. Além disso, uma programação de eventos e cursos com esse recorte temático está sendo planejada — online, por enquanto, e presencial quando possível. 

Baanko + guaja.cc + Sátira

A retomada das atividades presenciais, inicialmente prevista para março deste ano, foi adiada devido ao agravamento da pandemia no Brasil e será retomada para o momento em que a Prefeitura classificar como possível e prudente. Enquanto isso, parte da equipe opera na casa o serviço de cozinha e delivery de burgers e saladas, já tradicionais nos cardápios anteriores do guaja.cc e agora com uma pitada de impacto. Nesta empreitada, está também a Sátira — cervejaria artesanal local que atua também no ramo alimentício e de entretenimento. A Sátira será responsável pela operação de bar e restaurante, sendo o Guaja Casa Baanko sua primeira franquia fora da sede oficial, localizada em Nova Lima - MG. Esse setor também desfruta das iniciativas de sustentabilidade propostas pela cultura da Baanko, onde entendemos que é no momento de compartilhamento que se gere serendipidade e conexões valiosas de negócios. 

Em relação ao espaço de coworking, no segundo andar da casa ficará o Hub Pioneiros, importante projeto transversal da Baanko referência em empreendedorismo, inovação e impacto para o ecossistema de cooperativas. Neste ambiente, profissionais de diversas áreas poderão ocupar estações próprias de trabalho, salas de reunião e se conectar a uma comunidade pulsante.  

O terreno coletivo renasce ainda mais fértil para empreendedores, investidores, profissionais criativos e todas as pessoas que buscam uma experiência diferenciada de empreendedorismo, trabalho e lazer, com o objetivo maior de transformar positivamente e contribuir para o desenvolvimento sustentável da sociedade, do meio-ambiente e da economia.  

SOBRE 

A Baanko é uma organização de desenvolvimento de Negócios de Impacto, que usa os ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável) da ONU como pilar estratégico neste desenvolvimento desde 2014. Desenvolve negócios iniciantes, startups, e ferramentas que sevem pra todos tipos e tamanhos de organizações, buscando alinhar o resultado financeiro com impacto social e ambiental como estratégia de desenvolvimento.

Foto: Divulgação

Selecionamos os melhores fornecedores de BH e região metropolitana para você realizar o seu evento.