Notícias

Espaço do Conhecimento UFMG oferece atividades gratuitas no final de semana

No próximo final de semana, dias 20 e 21 de abril, o Espaço do Conhecimento UFMG oferece diversas opções gratuitas aos visitantes. No sábado, às 14h, o público descobre curiosidades sobre as leis do movimento em oficina sobre física. Em seguida, às 15h, será promovida uma visita acessível em Língua de Sinais a visitantes surdos na exposição Energia em Movimento. Na última atividade do dia, as crianças vão descobrir como cientistas fazem experimentos de laboratório, às 18h15. No domingo o público está convidado para um percurso interativo pela nova exposição do Espaço, às 15h.

O que escapou a Aristóteles?
A expressão O que escapou a Aristóteles? dá nome a uma oficina do Espaço do Conhecimento UFMG, que irá discutir algumas concepções físicas às 14h. Aluno de Platão, Aristóteles viveu nos anos 300 antes de Cristo e se dedicou ao estudo de diversas áreas, como lógica, retórica e física.

Na oficina, os visitantes vão entender um pouco mais sobre as leis do movimento e testar suas hipóteses a partir de experimentos simples. Podem participar pessoas a partir de dez anos.

Sábado com Libras: visita acessível à exposição Energia em Movimento
Está em cartaz, até 30 de setembro, a exposição Energia em Movimento, que aborda as relações entre os conceitos de energia, movimento e tecnologia. Bem interativa, a mostra ficará ainda mais atraente no próximo sábado, às 15h, quando o projeto Sábado com Libras promove uma visita acessível em Língua de Sinais.

A atriz e intérprete de Libras Dinalva Andrade fará um percurso com o público surdo pela exposição, que fala sobre o que movemos, o que nos move e como movemos as coisas. A mostra é resultado de uma parceria com a Petrobras. A curadoria é do professor da Escola de Arquitetura da UFMG Jose dos Santos Cabral Filho. A classificação é livre.

Experimentando! Química e o experimento de Miller
Por volta de 1950, o cientista Stanley Miller simulou as condições da Terra primitiva em laboratório e conseguiu mostrar que moléculas orgânicas podem ter surgido de reações na atmosfera. Esse e outros casos de estudos químicos importantes para a evolução da ciência serão contados às 18h15, na atividade Experimentando! Química e o experimento de Miller.

Voltada para crianças de até dez anos, a oficina tem como cenário a exposição Demasiado Humano, onde há uma reprodução do laboratório do cientista. Para participar basta retirar uma senha na recepção.

Caminhos do movimento: fluxos
É impossível experimentar o mundo sem energia e movimento. Esses conceitos estão dentro de nós e se manifestam de diversas formas: pulsação, curiosidade, identidade. Mas, eles não dialogam apenas com o indivíduo. A atividade Caminhos do Movimento: fluxo, que acontece no domingo, 21 de abril, às 15h, vai mostrar que tais dinâmicas se aplicam à coletividade também.

A exposição interativa Energia em Movimento é palco da atração. Os visitantes farão um percurso pela mostra na companhia dos mediadores do museu, que vão chamar atenção para os movimentos sociais recentes e os fluxos migratórios pelo globo, abordados pela seção O que movemos?. Mapas sobrepostos e fotografias de grandes cidades instigam a discussão, que passa ainda pela mobilidade urbana. A atividade é voltada para maiores de seis anos. Para participar, basta retirar uma senha na recepção.

A programação do Espaço ainda conta com outras diversas atrações para todas as idades. Oficinas, contação de histórias e percursos pelas exposições prometem agitar o mês de abril. Para mais informações, acesse o site e confira as redes sociais.

O Espaço do Conhecimento UFMG estimula a construção de um olhar crítico acerca da produção de saberes. Sua programação diversificada inclui exposições, cursos, oficinas e debates. Integrante do Circuito Liberdade, o museu é fruto da parceria entre a UFMG e o Governo de Minas. O Espaço está subordinado à Diretoria de Ação Cultural (DAC) da Universidade, é amparado pela Lei Federal de Incentivo à Cultura e conta com patrocínio da Unimed-BH, do Instituto Unimed-BH e da Petrobras.

Serviço: Fim de semana no Espaço do Conhecimento UFMG
Endereço: Praça da Liberdade, 700, Funcionários, BH
Entrada gratuita

Sábado, 20 de abril
O que escapou a Aristóteles?
Quando: às 14h
Classificação: a partir de dez anos

Sábado com Libras: visita acessível pela exposição Energia em Movimento
Quando: às 15h
Classificação: livre
Em caso de dúvidas, enviar e-mail para [email protected]

Experimentando! Química e o experimento de Miller
Quando: às 18h15
Classificação: até dez anos

Domingo, 21 de abril
Caminhos do movimento: fluxo
Quando: às 15h
Classificação: a partir de seis anos


Comunicação Institucional do Espaço do Conhecimento UFMG - (31) 3409-8352 | 97142 3287- [email protected] - www.espacodoconhecimento.org.br

Foto: Èlcio Paraiso

Selecionamos os melhores fornecedores de BH e região metropolitana para você realizar o seu evento.