Notícias

Aliança francesa BH apresenta o ciclo “cinema do Senegal” no cine club virtual

Público tem a oportunidade de conhecer três longas do cineasta Ousmane Sembene, dia 29/04

A edição de abril do Cine Club Virtual “Bande à Part”, realizado pela Aliança Francesa, apresenta o Ciclo ‘’Cinema do Senegal’’, com filmes em homenagem ao cineasta Ousmane Sembène. Os amantes da sétima arte que se inscreverem recebem a indicação das plataformas de streaming para assistir os longas e o link para o encontro virtual, no qual haverá um debate sobre eles, no dia 29 de abril, às 18h.

Neste mês, os filmes participantes são: Emitai (1971), Xala (1975) e Ceddo (1977). O clube é voltado para todas as pessoas interessadas em compartilhar suas vivências acerca de filmes franceses e francófonos. A iniciativa tem o objetivo de promover entretenimento, o compartilhamento de experiências, além de aproximar o público de produções francófonas, que nem sempre chegam às telas no Brasil.

Os bate-papos são gratuitos, pela plataforma Zoom e a única exigência é estar inscrito. Recomenda-se que o participante assista pelo menos um dos filmes indicados para contribuir com a discussão. As inscrições para participar podem ser realizadas pelo e-mail ([email protected]).

Sobre os filmes

Emitai, Dir – Ousmane Sembène, Drama, 1h36, 1971, Senegal - França:

Em 1942, durante a Segunda Grande Guerra, em uma vila em Casamance no Senegal, os Diolas recusam a intervenção exterior. Uma parte dos homens da vila foi enviada à força para o front franco-alemão. O coronel Armand e seu exército colonial devem requisitar arroz para enviar às tropas. Na França, De Gaulle sucede Pétain, mas, para a África nada mudou. Responsáveis pela colheita, as mulheres decidem resistir desta vez e esconder o arroz.

Trailer: https://www.youtube.com/watch?v=NdW6mgL1rlo

Xala, Dir: Ousmane Sembène, Sátira - Comédia, 1h58, 1975, Senegal:

Xala conta a história de um corrupto funcionário público, El Hadji, que se casa com a sua terceira esposa usando fundos roubados. Quando El Hadji realiza seu casamento, descobre que foi amaldiçoado com a impotência, maldição essa conhecida como "xala". O contexto histórico acontece depois da conquista da independência do Senegal, e há óbvios significados metafóricos para a impotência de El Hadji.

Trailer: https://www.youtube.com/watch?v=Zt8BReAHx54

Ceddo, Dir – Ousmane Sembène, Drama, 1h52, 1977, Senegal:

Este filme documenta através de uma personagem feminina as incursões colonizadoras do Islão e da Europa na sociedade africana. Ceddo, talvez o filme mais ousado de toda a filmografia de Sembene, retrata a luta pela resistência da cultura e das tradições africanas.

Trailer: https://www.youtube.com/watch?v=GmRjaPQx0Q8

SERVIÇO:

Aliança Francesa de Belo Horizonte

Cine Club virtual Bande à Part - Ciclo ‘’Cinema do Senegal’’

Data/Horário: 29 de abril, às 18h, pelo zoom.

Inscrições: [email protected]

Mais informações:

www.aliancafrancesabh.com.br

Instagram.com/aliancafrancesabh

Foto: Divulgação

Selecionamos os melhores fornecedores de BH e região metropolitana para você realizar o seu evento.