Notícias

Alunos homenageiam Athos Bulcão no aniversário de Brasília

Crianças fizeram releituras de trabalhos do artista em azulejos expostos na cidade

Os alunos do Infantil 5 do Colégio Maristinha Pio XII conheceram e se encantaram com os trabalhos de Athos Bulcão e decidiram homenagear o artista no 61º aniversário de Brasília. Com tintas coloridas e vibrantes eles fizeram releituras de painéis que revestem monumentos da cidade e que deram mais beleza e leveza à capital do país. Os trabalhos serão expostos no dia 20 de abril, no pátio do colégio.

“Eles ficaram tão fascinados pelas cores vibrantes, pelo traçado e pelas figuras geométricas que resolvi aprofundar a temática com eles”, conta a professora da turma, Mônica Costa Albuquerque dos Santos. Athos Bulcão foi apresentado às crianças no contexto de outras figuras importantes como Oscar Niemeyer, Lúcio Costa, engenheiros e aqueles que embarcaram na aventura do ex-presidente da República, Juscelino Kubitscheck, de construir Brasília no centro do país.

Mas foram as cores e os traçados de Athos Bulcão que mais impressionaram os alunos. Ciente disso - e na impossibilidade de levar as crianças aos painéis e monumentos de Brasília onde estão as obras, devido à pandemia - a professora visitou os sites dos museus e mostrou aos alunos trabalhos como os azulejos que revestem a Igrejinha Nossa Senhora de Fátima, o painel do salão verde da Câmara dos Deputados e a pintura do artista na Catedral de Brasília.

“Nessa idade as crianças estão se conhecendo, entendendo o outro e o ambiente em que vivem. Então é muito importante conhecer e associar as formas aos objetos do dia-a-dia”, observa a professora, que começou a usar com as crianças jogo Tangram (quebra-cabeça chinês) para que elas identificassem as figuras geométricas, traço marcante na obra do artista.

Dos traços para as cores, o próximo passo da professora foi providenciar azulejos e tintas para que os alunos vivenciassem a experiência de Athos Bulcão. “E este é um importante momento para conhecer e estabelecer um vínculo afetivo com a cidade”, avalia.

Sobre os Colégios Maristas:  os Colégios Maristas estão presentes no Distrito Federal, Goiás, Paraná, Santa Catarina e São Paulo com 18 unidades. Nelas, os mais de 25 mil alunos recebem formação integral, composta pela tradição dos valores Maristas e pela excelência acadêmica. Por meio de propostas pedagógicas diferenciadas, crianças e jovens desenvolvem conhecimento, pensamento crítico, autonomia e se tornam mais preparados para viver em uma sociedade em constante transformação. Saiba mais em www.colegiosmaristas.com.br.

Foto: Divulgação

Selecionamos os melhores fornecedores de BH e região metropolitana para você realizar o seu evento.