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Guto Muniz (Foco in Cena) abre convocatória do projeto O Teatro e a Democracia Brasileira para artistas e público em geral

A primeira convocatória está aberta até 1º de maio (quarta). Este projeto é realizado com recursos do Programa Funarte Retomada 2023 – Teatro

Até o dia 31 de maio, sexta-feira, está aberta a convocatória do projeto O Teatro e a Democracia Brasileira, criado pelo fotógrafo de artes cênicas Guto Muniz em parceria com a crítica e curadora de teatro Daniele Avila Small (Questão de Crítica). Com a participação de artistas, espectadores e pesquisadores, a proposta é levantar arquivos fotográficos, audiovisuais e informações textuais (impressas ou digitais) de espetáculos criados e encenados entre os anos de 1985 e 2024 e que contribuíram para os debates sobre a democracia brasileira. Ao final do processo curatorial, em dezembro deste ano, 40 espetáculos estarão expostos ao público no portal Trilhas da Cena (www.trilhasdacena.com.br). A convocatória será realizada em duas etapas: a primeira, que contempla montagens de 1985 a 2000, e se encerra já no dia 1º de maio, quarta-feira. A segunda abrange trabalhos de 2001 a 2024, e acontece de 1º a 31 de maio. Artistas, público e pesquisadores podem contribuir com a pesquisa, mediante preenchimento de formulário disponível no link: https://trilhasdacena.com.br/iniciativas/o-teatro-e-a-democracia-brasileira

“Em 2024, o golpe militar completou 60 anos. Em 2025, serão 40 anos do final da ditadura militar brasileira. Nos últimos anos vivemos a luta contra a tentativa de apagamento do setor cultural e de sua memória, além da urgência do enfrentamento aos atos antidemocráticos. É necessário falar sobre isso.”, comenta o fotógrafo Guto Muniz

A ideia de criar o projeto O Teatro e a Democracia Brasileira surgiu em 2023, com o objetivo de discutir a importância do teatro no contexto histórico brasileiro no período pós-ditadura. “Sobretudo diante do que passamos entre 2016 e 2022, as artes cênicas precisam se mostrar presentes e reafirmar sua importância histórica nos âmbitos cultural, social e político”, diz Muniz.

Daniele Avila Small acrescenta que o projeto também é, de certa forma, uma homenagem a artistas da cena que, ao longo da história, vêm lutando pela construção da democracia brasileira.  “Sabemos que ainda falta muito para que o Brasil seja uma democracia de fato, mas também sabemos que o teatro é parte importante desse processo. Estamos nos perguntando sobre a história do teatro no seu entrelaçamento com a história do país, com o desejo de olhar criticamente, enxergando as potencialidades e as contradições, para oferecer uma reflexão propositiva – sobre o teatro e sobre a democracia no Brasil.

 Convocatórias

O levantamento dos espetáculos através das convocatórias abertas aos artistas e público em geral auxiliará o trabalho de uma equipe composta por oito pesquisadores e curadores de teatro de diferentes estados brasileiros. São eles:  Dodi Leal (SP/BA), Wellington Junior (PE), Thaíse Nardin (TO), Taciano Soares (AM), Sueli Araujo (PR), Paulo Mattos (RJ), Laís Machado (BA) e Guilherme Diniz (MG). Elas serão divididas em duas etapas: a primeira convocatória é destinada a trabalhos desenvolvidos entre 1985 a 2000, e está aberta até 1º de maio. A segunda convocatória ficará aberta de 1º a 31 de maio e contempla trabalhos entre 2001 e 2024. Além de terem suas páginas próprias criadas para o Trilhas da Cena, os trabalhos selecionados pela equipe curatorial deverão fazer parte de uma exposição presencial que passará por várias cidades brasileiras – atualmente em fase de captação.

Minibios - Equipe do projeto

Guto Muniz (MG) - Idealizador e coordenador geral

Fotógrafo de cena, professor e produtor cultural. Atua desde 1987 em projetos culturais tendo fotografado mais de dois mil espetáculos e diversas edições de importantes eventos das artes cênicas brasileiras como o Festival Internacional de Teatro Palco e Rua de Belo Horizonte (FIT-BH), Mostra Internacional de Teatro de São Paulo (MITsp), Festival Internacional de Teatro de Bonecos, Festival Mundial de Circo, Encontro Mundial das Artes Cênicas, 1, 2 na Dança – Mostra Internacional de Solos e Duos, Horizontes Urbanos, Fórum Internacional de Dança, dentre outros. Criador da Foco in Cena, empresa dedicada a projetos fotográficos, culturais e educacionais. Coordenador no Núcleo FAC – Núcleo de Estudos Fotografia, Artes da Cena e Cultura. Membro da Rede de Produtores Culturais de Fotografia do Brasil. Criador do portal Trilhas da Cena, dedicado à memória das artes cênicas brasileiras.

Daniele Avila Small (RJ) - Coordenadora de pesquisa e curadoria

Doutora em Artes Cênicas, Mestra em História Social da Cultura e Bacharel em Teoria do Teatro. Tem se dedicado à criação de espetáculos que investigam narrativas historiográficas no teatro e o lugar das mulheres na história da arte. Atualmente, realiza estágio de pós-doutorado na UNIRIO e integra o júri do Prêmio Shell de Teatro pelo Rio de Janeiro.

É idealizadora da Questão de Crítica, projeto indicado ao Prêmio Shell em 2023 pelos 15 anos da revista e atividades realizadas na pandemia. É autora do livro O crítico ignorante – Uma negociação teórica meio complicada (7Letras, 2015) e tem dramaturgias publicadas pelas editoras Cobogó e Javali. Suas práticas curatoriais se iniciaram na direção artística do Teatro Gláucio Gill (com indicação aos Prêmios Shell e APTR). Foi curadora de diversos festivais e dos Olhares Críticos da MITsp. Realiza projetos com o Complexo Duplo desde 2010.

Dodi Leal (SP/BA) - Pesquisadora / Curadora

Curadora, crítica, performer e iluminadora. Professora de Artes Cênicas da Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB), em Porto Seguro e do PPGAC/UDESC, em Florianópolis. Líder do Grupo de Pesquisa “Pedagogia da Performance: visualidades da cena e tecnologias críticas do corpo” (CNPq/UFSB). Realiza estudos e obras artísticas de performance, iluminação cênica, crítica teatral, curadoria e pedagogia das artes no Brasil e em outros países, como “TRAVED: Palestra-Performance em Realidade Virtual”, em parceria com Robson Catalunha (ganhadora do Prêmio Deus Ateu de Artes na categoria Inovação teatral em 2022) e “tenho receio de teorias que não dançam”, em parceria com Gau Saraiva (ganhadora do Prêmio Melhor Filme – Júri Popular no 29º Festival de Cinema de Vitória em 2022). Doutora em Psicologia Social (IP-USP) e Licenciada em Artes Cênicas (ECA-USP). Dirige a série TEATRA da editora Hucitec.

Foto: Kléber Júnior

Guilherme Diniz (MG) - Pesquisador / Curador

Pesquisador, crítico teatral e curador independente. É graduado em Teatro (EBA/UFMG) e mestre em Estudos Literários (FALE/UFMG). É doutorando em Literatura Brasileira (FALE/UFMG). Atua como crítico e coeditor do site Horizonte da Cena (MG), tendo já realizado coberturas de diversos festivais de teatro do país, como a Mostra Internacional de Teatro de São Paulo (MITSP); o Mirada: Festival Ibero-Americano de Artes Cênicas (SP), o Festival às escuras: mostra de arte LGBTQIA+ negra (online), o Janela de Dramaturgia (BH) e a Segunda Black (RJ). É membro da Associação Internacional de Críticos Teatrais (IACT/AICT). Realizou graduação-sanduíche na Universidade de Coimbra, pelo programa Abdias Nascimento/CAPES (2017-2018). Foi Coordenador de Cultura da APEB – Associação de Pesquisadores e Estudantes Brasileiros em Coimbra. É consultor do Prêmio Leda Maria Martins de Artes Cênicas Negras de Belo Horizonte e integra o júri do Prêmio Shell de Teatro. 

Autorretrato

Laís Machado (BA) - Pesquisadora / Curadora

Artista, atriz, crítica teatral e produtore, é natural de Salvador-BA, Brasil, onde vive e trabalha. Com graduação em Artes cênicas pela Universidade Federal da Bahia, desenvolve projetos autorais nas artes cênicas, performance-arte, instalação, fotografia e audiovisual. Explorando os limites do corpo atlântico investiga o transe e fluxo como meio de produção de presenças.

Teve seus trabalhos exibidos na 35ª Bienal de São Paulo (2023), SESC Pompéia, na exposição Parábolas do Progresso (2022), Festival Adelante (GER) (2019), e FIAC-BA (2018).

Em 2017 fundou com o artista Diego Araúja, a Plataforma ÀRÀKÁ, estabelecendo conexões com artistas experimentais negros diaspóricos e africanos.

E em 2018, idealizou e coordenou o Fórum Obìnrín – Mulheres Negras, Arte Contemporânea e América Latina.

Paulo Mattos (RJ) - Pesquisador / Curador

Graduado em administração pública, desde 2000 dedica-se a produção cultural, tendo sido produtor da Cia dos Atores, do Grupo XIX de Teatro entre outros. Idealizou o projeto Arte da África Cinema e Teatro no CCBB Rio, foi gestor do Sesc RJ e Coordenador de produção do Teatro Municipal do Rio. Atualmente é produtor independente, sendo um dos idealizadores do projeto 2ª Blac, projeto ganhador do prêmio Shell 2018 na categoria Inovação. É um dos idealizadores do projeto de intercâmbio Internacional Complexo Sul. É também curador tendo sido membro de comissões de seleção de projetos como o Rumos Itau Cultural, SESI RJ, Comissão de Avaliação Lei Paulo Gustavo do Rio Grande do Sul. Em 2021 fez parte da curadoria do festival “Às Escuras” de arte negra lgbtqia+. Trabalhou como produtor nos festivais riocenacontemporanea e Mitsp entre outros. É jurado do Prêmio Shell de Teatro.

Sueli Araujo (PR) - Pesquisadora / Curadora

Sueli Araujo é encenadora e dramaturga e uma das fundadoras da CiaSenhas de Teatro, onde desenvolve trabalhos artísticos em práticas colaborativas.

Nos últimos anos têm se dedicado a investigar procedimentos de criação a partir de entrelaçamentos entre estados de presença do corpo no espaço e dramaturgia autoral, ambos como dispositivos de construção de convívio e produção de jogo poético-político com o espectador. É professora do Curso de Artes Cênicas da Unespar-FAP desde 1997, no qual orienta processos de criação em atuação e direção cênica.

Taciano Soares (AM) - Pesquisador / Curador

Artista da cena, diretor, produtor e gestor cultural. Doutor em Artes Cênicas e Mestre em Cultura e Sociedade, ambos pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Diretor do Ateliê 23, cia que completou 10 anos em 2023 e possui sede no centro da cidade de Manaus. Professor do curso de Teatro da Universidade do Estado do Amazonas (UEA) e coordenador do projeto de extensão e pesquisa intitulado “Bionarrativas do Amazonas”.

É, ainda, autor do livro “Públicos do Teatro em Manaus” e diretor do espetáculo “Cabaré Chinelo”, indicado ao 34º Prêmio Shell de Teatro.

Thaíse Nardin (TO) - Pesquisadora / Curadora

Artista da performance e professora-pesquisadora universitária, lotada no curso de Teatro da Universidade Federal do Tocantins (UFT). Doutora em Artes da Cena, Mestre em Artes e Bacharel em Artes Cênicas pela UNICAMP, especialista em Arte-educação e Tecnologias Contemporâneas pela UnB. Participou de inúmeros eventos performáticos, no Brasil e no Exterior, como SPA das Artes (2011), Perfor4 (2015), e atuou em espaços como La Juan Gallery (2015) e Gasworks (2016). É autora de “Rabiscar língua com cacos de floresta: escrever e performar em pesquisa-docência-criação” (EDUFT) e dos poemas de “Aranhas pensam com a teia” (Urutau), além de artigos na área da performance. Coordena projetos de pesquisa e extensão em arte contemporânea, atuando junto ao Coletivo Flácido (Palmas/TO).

Foto: Gustavo Túlio

Wellington Junior (PE) - Pesquisador / Curador

Doutorando e Mestre pelo PPGAC-Unirio. Bacharel em Estética e Teoria do Teatro na Unirio. Dramaturgo, crítico e pesquisador.  Ganhou o prêmio Minidrama da SP Escola de Teatro em 2010 (SP). Crítico participante da Residência Crítica da MIT-SP ( Mostra Internacional de Teatro de Sao Paulo) em 2020. Crítico colaborador dos sites: TeatroPe, Quarta Parede e Mostra Capiba de Teatro. Professor da Coart/Uerj. Ganhador do prêmio de pesquisa científica da Unirio em 2017 com uma investigação sobre o simbolismo no Teatro.

Ganhador do prêmio de incentivo acadêmico da Unirio em 2019 pelo projeto Artes Cênicas em Extensão da Unirio.

Foto: Guto Muniz (Kika Antunes)

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