Notícias

“Breque Moderno” retorna aos palcos com nova versão

As poderosas vozes de Soraya Ravenle e Marcos Sacramento dão boas-vindas a série Domingo no Museu

Música boa não tem idade, não envelhece, ultrapassa gerações e permanece especial. Assim é o show Breque Moderno, que agora conta com uma nova versão, com as vozes de Soraya Ravenle e Marcos Sacramento, e com os músicos Luís Filipe de Lima (violão de sete cordas) e Netinho Albuquerque (percussão). O espetáculo musical abre com chave de ouro a nova temporada Domingo no Museu, dia 5 de maio, às 11h, no Museu de Arte da Pampulha.

Este projeto é realizado pela Veredas Produções, com patrocínio do Instituto Unimed-BH, através dos recursos da Lei Municipal de Incentivo à Cultura de Belo Horizonte.

Concebido originalmente pelo violonista e produtor musical Luís Filipe de Lima para uma de suas séries, em 2007, o show ultrapassou mais de uma década até que Luís, Soraya, Marcos e Netinho se encontrassem para dar uma nova roupagem ao clássico.

Breque Moderno é marcado pelo bom humor e irreverência, que dão liberdade para que os artistas performem em cena. No repertório, um passeio pelo samba-de-breque, samba-choro, samba sincopados e marchinhas carnavalescas. “Duetos e duelos de Soraya e Marcos”, afirmou o jornalista e biógrafo brasileiro Ruy Castro.

No repertório estão clássicos da MPB repaginados, além de um bloco dedicado a Carmen Miranda. Compositores como Assis Valente, Wilson Baptista, Moreira da Silva, Nei Lopes e Billy Blanco estão presentes neste show de alta voltagem teatral. Um raro samba-de-breque de Lupicínio Rodrigues também marca a apresentação.

“Há um motivo pelo qual o repertório do samba-choro parece tão propício à renovação, não tendo de se atrelar obrigatoriamente aos clássicos do passado. É que a realidade brasileira que o inspira – sempre bufa, sempre ridícula, um eterno festival de besteira assolando o país – não para de fornecer assunto para seus letristas”, explica Ruy Castro sobre a facilidade com que o samba-choro atravessa gerações.

Vale destacar que esta vertente dentro do samba é uma das que mais exige dos intérpretes. Por isso, Soraya e Marcos dão uma verdadeira aula. A cantora, considerada uma das principais estrelas do musical no país, se une ao domínio vocal, ritmo e força de Marcos, proporcionando um inesquecível e genuíno espetáculo com raízes brasucas.

Instituto Unimed-BH

Associação sem fins lucrativos, o Instituto Unimed-BH contribui com o desenvolvimento social em localidades de atuação da Unimed-BH. Para isso, desenvolve cinco grandes programas: Comunidade, Meio ambiente, Voluntariado, Adoção de espaços públicos e Cultura. Saiba mais em www.institutounimedbh.com.br

Foto: Léo Aversa

Selecionamos os melhores fornecedores de BH e região metropolitana para você realizar o seu evento.