Notícias

Cia Movimento do Beco promove apresentações do espetáculo “Lâminas” em homenagem ao Dia Internacional da Dança

Espetáculo criado pela Cia Movimento do Beco, que integra o núcleo artístico da Casa, terá 3 apresentações: 26, 28 e 29 de abril em comemoração ao Dia Internacional da Dança, celebrado dia 29/04. “Lâminas” é a segunda montagem da Cia Movimento do Beco, fo

Criada em 2003 aos pés do Aglomerado Santa Lúcia/Morro do Papagaio, a Casa do Beco promove o desenvolvimento humano e a transformação social por meio do fomento à produção e difusão cultural e artística em Belo Horizonte. Um dos seus principais braços de atuação de seu Núcleo Artístico é a Cia Movimento do Beco, grupo formado por jovens dançarinos de hip hop e dança contemporânea promoverá 3 apresentações de seu mais recente espetáculo “Lâminas”, nos dias 26, 28 e 29 de abril. As apresentações serão realizadas em comemoração ao Dia Internacional da Dança, celebrado mundialmente no dia 29 de abril.

A montagem é resultado de um trabalho de pesquisa desenvolvida a partir do tema “Juventude e Drogas”. Por meio da coreografia, a montagem procura transmitir os anseios e reflexões intrínsecos à realidade social dos jovens responsáveis pela encenação. Justamente em função da participação dos jovens moradores do aglomerado na concepção da coreografia, criada a partir das técnicas de dança em hip hop e dança contemporânea experimentadas na companhia, “Lâminas” expurga as inquietações da juventude a respeito das vontades internas, dos limites e possibilidades de interação com o mundo das drogas.

O título do espetáculo, remete a ideia de uma “faca de dois gumes”, abordando a temática das drogas como uma situação que trafega entre o prazer e a dependência; exageros e equilíbrios; overdoses e abstinências; natural e sintético; lícitos e ilícitos; consumismo e criminalização, contenção e expansão.

“O ponto de partida para a construção da coreografia foram as drogas ilícitas e seus diversos efeitos e danos causados numa sociedade, cujo sistema dominador insiste em tratar do assunto como caso de polícia e não como caso de saúde pública como é o caso de países mais avançados nessa discussão”, conta o diretor da montagem Victor Alves.

Com a nova montagem, a Cia Movimento do Beco oferece não só a oportunidade para diversos jovens, moradores e artistas se profissionalizarem na dança, mas também promove uma interlocução entre diferentes públicos da sociedade, a partir das produções artísticas e culturais socialmente engajadas, que são essências nas vivências de moradores das periferias da cidade. “Lâminas” é o segundo espetáculo montado pela companhia, que também criou e apresentou a montagem autoral “Estima”, e produziu a vídeo-dança “Folhas Secas me Outonam”.

Ficha Técnica espetáculo “Lâminas”

Direção: Victor Alves

Elenco: Amanda Gonçalves, Carol Oliveira, Jessica Cristina, Ramon Paixão e Willian Inácio

Assistência de Direção: Amanda Gonçalves

Coreografia: Amanda Gonçalves (Em processo de construção colaborativa com Elenco e Direção)

Trilha sonora: Ronilson Silva

Cenografia: Cícero Miranda

Figurinos: José Lúcio Martins

Iluminação: Doni Oliveira

Fotografia para Programa e Imprensa: Roberth Michael

Design Gráfico: Giovanni Damásio (Agência Cognitiva)

Classificação: Livre

Duração: 50 min

SOBRE A CASA DO BECO

A CASA DO BECO surgiu em 2003, a partir do trabalho artístico do Grupo do Beco (criado em 1995). Localizada aos pés do Aglomerado Santa Lúcia/Morro do Papagaio, na região Centro Sul de Belo Horizonte (MG), a instituição é um Ponto de Cultura desde 2010 e seu principal objetivo é promover o desenvolvimento humano e a transformação social por meio do fomento à produção e difusão cultural e artística, especialmente do teatro, em sua comunidade, além disponibilizar suas atividades a outros públicos da cidade. Aberta ao público desde 2011, a Casa é espaço de intercâmbio de experiências culturais diversas. Buscando a formação humana e profissional através da arte, são oferecidas oficinas artísticas para crianças, jovens e adultos. Além disso, há uma ampla programação artística e cultural, sempre gratuita, que mescla grandes sucessos do teatro dos grupos mais distintos da cidade e as montagens produzidas pela própria Instituição.

Através de seu Núcleo Artístico, composto pelo Grupo do Beco e pela Companhia Movimento do Beco, a Casa oferece aos seus artistas a oportunidade de se profissionalizar no teatro e na dança, expressando nos palcos as cenas de seu cotidiano. Para manter suas atividades, a Casa do Beco conta com a colaboração de parceiros, amigos, empresas e de recursos oriundos leis de incentivo Federal, Estadual e Municipal. Atualmente, a programação da Casa do Beco é mantida graças ao patrocínio do Instituto Unimed BH, via da Lei Rouanet, viabilizado pelo incentivo de pessoas físicas, e da Cemig, por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais.

Assim, desde suas origens, com a experiência inicial do Grupo do Beco, em 1995, a instituição vem tentando fazer com que o teatro, atividade popular em sua origem, mas elitizada em nossos tempos, seja acessível a todos os cidadãos.

foto: Robert Michael

Selecionamos os melhores fornecedores de BH e região metropolitana para você realizar o seu evento.