Notícias

Grupo de Percussão da UFMG inicia série de concertos didáticos em escolas municipais de educação infantil de BH

Apresentações de 'Caxixinho' serão acompanhadas de entrega de um livro de canções, a partir desta terça-feira, dia 26

O Grupo de Percussão da UFMG foi fundado em 1998, pelo professor Fernando de Oliveira Rocha, e tem uma longa lista de apresentações, como o Festival de Música de Ouro Preto, Festival de Música de Juiz de Fora e VII Encontro Latino-Americano de Percussão. Para 2022, o grupo está focado nas apresentações do concerto didático Caxixinho e seus amigos no mundo da percussão, que ocorre a partir desta terça-feira, 26 de abril, nas Escolas Municipais de Educação Infantil (EMEIs), viabilizadas por meio da Lei de Incentivo à Cultura de Belo Horizonte.

O professor da Escola de Música da UFMG e atual coordenador do grupo, Fernando Martins de Castro Chaib, avalia que o grupo tem uma vida ativa, voltada tanto para o cenário artístico de Belo Horizonte, quanto para o cenário nacional da percussão.

Matheus Barbosa, um dos integrantes do grupo, destaca a importância que o grupo tem para os estudantes: “o grupo nos permite desenvolver o trabalho com pessoas queridas. Traz-nos o desenvolvimento musical coletivo, de entender o tocar com o outro, não só o tocar sozinho. Essa é a principal virtude do grupo, entender que temos que ouvir o outro e tocar junto, porque a música é coletiva”, salienta.

As apresentações de Caxixinho e seus amigos no mundo da percussão contam uma história por meio da música, executada por instrumentos que são também personagens. No repertório, músicas infantis já conhecidas com arranjos próprios dos integrantes do projeto. Durante as visitas às EMEIs também serão entregues um xilofone colorido - adaptado pelo grupo - e um livro com canções infantis, para que os professores possam acompanhar as músicas junto com as crianças.

Serão 16 apresentações em oito EMEIs de Belo Horizonte, sempre uma no turno matutino, às 10h, e outra no turno vespertino, às 14h30, direcionadas para as comunidades das escolas municipais (funcionários, alunos e família).

O projeto do Grupo de Percussão recebeu o prêmio de Destaque de Extensão da Semana do Conhecimento da UFMG de 2021. Estão disponíveis os vídeos feitos de maneira remota pelo grupo, durante o distanciamento social.

Confira o calendário das apresentações do projeto:

26/04/2022 - EMEI Monte Azul
28/04/2022 - EMEI Jardim dos Comerciários
29/04/2022 - EMEI Barreiro
30/04/2022 - EMEI Camargos
02/05/2022 - EMEI Califórnia
03/05/2022 - EMEI Vila Maria
04/05/2022 - EMEI Alaíde Lisboa
05/05/2022 - EMEI Vila Leonina

Veja a matéria completa produzida pela TV UFMG (equipe de reportagem: Diego Balduino - produção); Soraya Fideles - reportagem); Otávio Zonatto - edição de imagens) e Renata Valentim - edição de conteúdo).

Foto: Divulgação

Selecionamos os melhores fornecedores de BH e região metropolitana para você realizar o seu evento.