Notícias

Professor da UFMG aborda a importância de uma cultura de moda decolonial no Fashion Revolution Belo Horizonte 2022

evento acontecerá nesta quarta-feira, dia 27 de abril, no Museu da Moda de Belo Horizonte

Para contextualizar sobre as questões locais referentes a políticas de sustentabilidade social e ambiental e de outras histórias de moda, para além daquelas pautadas em recortes europeus e norte-americanos, o Fashion Revolution Belo Horizonte 2022 (FR BH) realizará o debate A importância de uma cultura de moda decolonial, com a participação dos professores Thiago Teixeira, pesquisador em decolonialidade; Tarcísio D`Almeida, professor do curso de Design de Moda da UFMG, e AldoClécius, professor de moda e diretor criativo, mediado pela jornalista e pesquisadora em moda e política Valéria Said. O evento acontecerá nesta quarta-feira, dia 27 de abril, no Museu da Moda de Belo Horizonte (MUMO – Rua da Bahia, 1.149, Centro de BH) apoiador cultural do FR BH, das 18h às 20h. A entrada é gratuita, seguindo todos os protocolos de saúde da Prefeitura de Belo Horizonte.

O Movimento Fashion Revolution Belo Horizonte 2022 promoverá também o bate-papo Moda criativa e políticas de sustentabilidade. Para abordar esse tema, o FR BH, em parceria com o Projeto Wabi.Resale, terá como debatedoras Sâmara Merrighi, engenheira e fundadora do projeto, que divulga princípios da economia circular, por meio da comercialização de roupas de segunda mão e de informativos sobre moda criativa e responsabilidade ética de empresas, com foco na cultura de brechó como consumo consciente, e a professora de Ética e ativista em sustentabilidade e diversidade na moda Valéria Said, curadora de conteúdo, debates e comunicação do FR BH. Também participará da conversa Alessandra Alkimin, professora de MBA em Empreendedorismo, Criatividade, Inovação, Storytelling e Design Thinking. 

O bate-papo, gravado pelo podcast Elas & Tal, está disponível no Spotify da Rádio CDL FM 102, 9.

Movimento Fashion Revolution

O movimento global Fashion Revolution surgiu em 2014, em consequência do quarto maior desastre industrial da história, ocorrido em 24 de abril de 2013, em Bangladesh, quando o edifício Rana Plaza desabou e matou 1.138 pessoas envolvidas em confecções de roupas para grandes marcas, deixando outras 2.500 feridas. Está presente em mais de 100 países, com ações para repensar todo o sistema da cadeia produtiva da moda, pelo viés da sustentabilidade social, ambiental e econômica, além de temas transversais como diversidade estética, valorização da criatividade brasileira, moda agênera, plural e inclusiva. 

O Brasil, fundado a partir de um sistema exploratório e colonial, carece de profunda conexão com a sua verdadeira cultura de moda, que reconheça e valorize os saberes de povos originários e tradicionais. Não por acaso, o tema central do Fashion Revolution Brasil 2022 é Dinheiro, Moda e Poder, tendo por base o fato de que a indústria da moda convencional depende da exploração do trabalho, muitas vezes análogo à escravidão, e com impactos ambientais irreparáveis, além de silenciar modas não-eurocêntricas. 

Serviço: Fashion Revolution Belo Horizonte 2022 (FR BH)
Data: 27 de abril
Horário: das 18h às 20h
Local: Museu da Moda de Belo Horizonte (MUMO): Rua da Bahia, 1.149, Centro de BH. Teatro de Bolso, capacidade de 77 lugares. 

Os convites podem ser retirados 30 minutos antes do evento, sujeitos à lotação. 
Projeto Wabi.Resale: @wabi.reasale Podcast Elas & Tal: de segunda a sexta, 10h20, 14h40 e 23h40, na 102, 9 FM. 

Fashion Revolution Belo Horizonte: Lívia Monteiro (produção executiva) e Valéria Said (curadoria de conteúdo/debates e comunicação) são as organizadoras do evento na capital mineira, desde 2018. 

Contato: [email protected] 

Instragram: @ fash_rev_brasil 

Foto: Divulgação

Selecionamos os melhores fornecedores de BH e região metropolitana para você realizar o seu evento.