Notícias

UFMG promove concerto de sua Orquestra Sinfônica e peça Viralata: o palhaço tá solto!

Eventos são gratuitos e abertos a todo o público; apresentações acontecem no campus Pampulha da Universidade e no Centro Cultural UFMG

Circuito Cultural UFMG tem semana recheada de atrações gratuitas e abertas a todo o público. No dia 27 de abril serão apresentados um concerto da Orquestra Sinfônica UFMG e o espetáculo teatral Viralata: o palhaço tá solto!. A peça volta a ser apresentada na sexta-feira, dia 29 de abril.

Concerto gratuito

Em comemoração ao 97º aniversário da Escola de Música da UFMG, será realizado nesta quarta-feira, 27 de abril, às 17h30, um concerto gratuito da Orquestra Sinfônica da UFMG. Com entrada aberta ao público, a apresentação acontecerá no auditório da Escola de Música, no campus Pampulha, como parte da agenda de acolhimento aos calouros, promovida pela Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (Prae), além de integrar a série de concertos VivaMúsica!. A realização é da Diretoria de Ação Cultural (Dac) da UFMG, por meio do projeto Ao Cair da Tarde, integrante do Circuito Cultural UFMG.

Com regência e coordenação de Iara Fricke Matte, a Orquestra apresentará repertório pensado como um grande “poema sinfônico”. Segundo ela, a narrativa se propõe a relatar figurativamente a tradição musical, com a Suíte Orquestral n.2 de Bach, assim como os momentos de ruptura desta tradição, com a composição Caos da Criação de Haydn. Também fazem parte do programa, a canção Bolero de Ravel, representando a reformulação da linguagem num processo de reconstrução lento e inclusivo; e Mourão de Guerra Peixe, proporcionando um final climático de caráter festivo, num sotaque nacionalista.

Teatro em dose dupla

Conceituado palhaço de Minas Gerais, com carreira internacional, Rodrigo Robleño apresenta ao público sua peça teatral Viralata: o palhaço tá solto!, em duas exibições pelo Circuito Cultural UFMG. A primeira será no dia 27, às 12h30, no campus Pampulha (espaço entre a Praça de Serviços e o Instituto de Ciências Biológicas da UFMG) pelo projeto Quarta Doze e Trinta. E a segunda exibição será no dia 29, às 18h, pelo projeto Baixo Centro [En]Cena, no Centro Cultural UFMG (Av. Santos Dumont, 174 - Centro). Robleño, que já teve participação na turnê mundial do espetáculo Varekai, do Cirque Du Soleil, coloca em prática sua experiência como ator e palhaço e, com seus números de malabarismo, convida a plateia à interação.

Serviço: Concerto da Orquestra Sinfônica da Escola de Música da UFMG
Projeto Ao Cair da Tarde - Circuito Cultural UFMG
Data: 27/4, às 17h30
Local: Auditório da Escola de Música da UFMG (Av. Antônio Carlos, 6627, Pampulha)

Espetáculo teatral Viralata: o palhaço tá solto!, de Rodrigo Robleño
Projeto Quarta Doze e Trinta - Circuito Cultural UFMG
Data: 27/4, às 12h30
Local: Espaço entre a Praça de Serviços e o Instituto de Ciências Biológicas no Campus Pampulha da UFMG (Av. Antônio Carlos, 6627, Pampulha)

Espetáculo teatral Viralata: o palhaço tá solto!, de Rodrigo Robleño
Projeto Baixo Centro [En]Cena - Circuito Cultural UFMG
Data: 29/4, às 18h
Local: Centro Cultural UFMG (Av. Santos Dumont, 174 - Centro)

Foto: Foca Lisboa

Selecionamos os melhores fornecedores de BH e região metropolitana para você realizar o seu evento.