Notícias

Economia criativa para superar a crise - Crise: de que lado você está?

Escritor best-seller Bruno Gimenes revela oito passos para se posicionar diante da instabilidade econômica

Em qual lado do mundo você está? Dos positivos e otimistas ou dos pessimistas e amedrontados? A resposta a essa pergunta, ou melhor, o posicionamento que essa questão traz fará toda a diferença para seu sucesso ou fracasso no atual momento da economia mundial. Quem traz esses questionamentos é o escritor best-seller e estudioso do comportamento humano ligado à prosperidade, Bruno Gimenes. “Os grandes casos de sucesso no mundo são das pessoas que cresceram nas situações adversas e no enfrentamento de crises”, enfatiza.   

Para o especialista, a crise veio para quebrar paradigmas e mostrar um novo mundo que precisa surgir. Mas, atenção, não é para ficar alheio a tudo. “É preciso prestar atenção ao sofrimento do outro sem dramas, mas com lucidez para entender e colaborar com soluções reais”, endossa o autor da obra Como ser um ímã para o dinheiro, da Luz da Serra Editora. Abaixo o escritor traz oito importantes passos para prosperar neste período e superar as adversidades. 

1 - Veja o fluxo - observe onde as pessoas estão gastando dinheiro. Possivelmente deixaram de gastar em algo para passar a consumir outras coisas. Elas estão se importando com outros itens de consumo. A crise gera um movimento que faz com que a gente comece a consumir diferente. Veja melhor onde o dinheiro circula, onde ele vem e para onde ele vai. Na empresa, no bairro, as coisas mudaram.  

2 - Maturidade emocional - a crise não suporta passividade, que você fique em casa se fazendo de vítima. Ela mostra as cartas do baralho, revela a resiliência, mostra se a estratégia do jogo está certa. Desenvolver o equilíbrio emocional e evitar o pessimismo é o caminho. 

3 - Limpe crenças - de escassez, antiprosperidade, antimerecimento, tenha metas claras, propósitos definidos e inabaláveis. Você pode renegociar o que quiser na sua meta, só não negocie a opção de desistir. 

4 - Mindset da prosperidade - você deve viver em sintonia com um conjunto de comportamentos simples que são o mindset da prosperidade. Integridade, cumprir a palavra, honrar dívidas, valorizar o próximo, assumir erros, respeitar hierarquias, respeitar impostos, autorresponsabilidade, ter retidão de caráter e viver a sua missão.  

5 - Felicidade/Sucesso: nunca inverta essa sequência. Busque ser você mesmo, ser tudo o que nasceu para ser e a prosperidade vai florescer. Buscar a liberdade emocional é o ponto chave. Se está feliz você tem energia para trabalhar e enfrentar todos os desafios.  

6 - Atenção às amizades - o ambiente que você vive é mais impactante no seu sucesso do que a sua genética. Quando se vive em ambiente de pessoas negativas elas drenam a energia e não te fazem prosperar. Também é possível fazer um pacto com seus amigos e familiares próximos para que sigam nessa jornada com você.  

7 - Multiplique - ensine o que você sabe, estude como se a humanidade dependesse disso! Leia pelo menos quatro livros sobre a sua meta de vida. Para você enriquecer ajude os outros a ficarem ricos. Mas tenha a medida certa das coisas e ajude quem realmente precisa de ajuda. O bem que você leva aos outros passa primeiro por você.  

8 - Soluções não óbvias - propor soluções não óbvias é o caminho. Se inventar algo terá de ser novo. Inovação é fundamental neste momento.  

Foto: Divulgação/ Luz da Serra Editora

Selecionamos os melhores fornecedores de BH e região metropolitana para você realizar o seu evento.