Notícias

AML retoma programa “lacan na academia – conversando com a literatura” com bate-papo do escritor Michel Laub

NO ENCONTRO, QUE ACONTECERÁ NO DIA 8 DE MAIO, O PALESTRANTE APRESENTARÁ SEU LIVRO “O TRIBUNAL DA QUINTA-FEIRA”

No dia 8 de maio, às 19h30, a Academia Mineira de Letras realiza, em parceria com a Escola Brasileira de Psicanálise - Seção Minas Gerais (EBP-MG), o primeiro encontro de 2019 do programa“Lacan na Academia – Conversando com a Literatura”, que tem como objetivo abordar interseções entre a literatura e a psicanálise. Com o tema “Ódio: uma paixão cega”, a sessão conta com a presença do escritor e jornalista Michel Laub que aborda seu livro “O tribunal da quinta-feira”, a partir de questões que serão sugeridas pelos psicanalistas Ana Lydia Santiago e Henri Kaufmanner.

O evento acontece no âmbito do projeto Casa da Palavra – Plano Anual de Manutenção AML, realizado mediante a Lei Federal de Incentivo à Cultura, com patrocínio do Instituto Unimed-BH, por meio do incentivo fiscal de mais de 5 mil médicos cooperados e colaboradores.

“A vida social contemporânea encontra-se cada vez mais atravessada por irrupções afetivas extremas, cujo efeito se alastra de forma contagiosa, sem que se possa fazer um cálculo mínimo em relação às suas causas, nem tampouco avaliar os estragos que lhes são correlatos. Boa parte dessas manifestações passionais incontroláveis encontra no ódio um modo privilegiado de expressar uma cultura de pura segregação, que rechaça o outro”, afirma Laura Rubião, coordenadora da atividade. Para ela, as redes sociais são o vetor mais eficaz de drenagem desses circuitos de ódio que marcam a subjetividade dos dias de hoje. “A liberdade com a palavra e seu alto grau de difusão instantânea para um imenso contingente de captação virtual acentua seu potencial de contágio, tal como acontece com a carga viral de uma doença”, acrescenta.

É neste contexto que acontece a trama do livro “O tribunal da quinta-feira”, de Michel Laub. A obra tem como mote a correspondência virtual entre dois amigos que falam de amor e sexo em tom espontâneo e casual. Ao ser vazado na rede pela iniciativa vingativa da ex-mulher de um dos envolvidos, o conteúdo se dissemina, transformando-se em escândalo e matéria de julgamento moral. É com extrema habilidade literária que o autor conduz os leitores pelos meandros desse tribunal, no qual se confundem as fronteiras entre o público e o privado, a moral e a obscenidade, a verdade e a mentira, os juízes e os réus.

Sobre o palestrante

Michel Laub nasceu em Porto Alegre, em 1973, mas vive em São Paulo. Escritor e jornalista, foi editor-chefe da revista Bravo, coordenador de publicações e internet do Instituto Moreira Salles e colunista da Folha de S. Paulo e do Globo. Hoje é colunista do Valor Econômico e colaborador de diversas editoras e veículos. Publicou sete romances, todos pela Companhia das Letras, que foram vendidos em 13 países e 10 idiomas. É um dos integrantes da edição “Os melhores jovens escritores brasileiros”, da revista inglesa “Granta”. Recebeu os prêmios “JQ - Wingate” (Inglaterra, 2015), “Transfuge” (França, 2014), “Jabuti” (2014), “Copa de Literatura Brasileira” (2013), “Bravo Prime” (2011), “Bienal de Brasília” (2012) e “Erico Verissimo” (2001).

Foto: Divulgação

Selecionamos os melhores fornecedores de BH e região metropolitana para você realizar o seu evento.