Notícias

Apesar dos desafios com a barragem, Barão de Cocais mantem sua tradicional Festa da Quitanda e Festival de Goiabada

Com entrada franca, acontece nos dias 05 e 06 de maio, sábado e domingo, na Vila Colonial de Cocais, em Barão de Cocais/MG, cidade situada a 93 km de Belo Horizonte, a VIII Festa da Quitanda & VII Festival da Goiabada. A tradicional Festa reúne as duas grandes referencias da culinária local, hoje reconhecidas comopatrimônios imateriais – as quitandas e a goiabada, em dois dias de sabor, arte e delicias.


Parte oficial do calendário da cidade, o tradicional evento é realizado pela Prefeitura de Barão de Cocais, através da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural de Minas Gerais - EMATER-MG.

Esse ano, o evento em Barão de Cocais merece aplausos dobrados pela força de todo os que persistiram em sua realização, em um ano que já começou deixando toda a população alarmada, diante da possibilidade real do rompimento da Barragem de Gongo Soco. Enquanto, de um lado os riscos de desaparecimento de patrimônios inteiros emerge, do outro, bens imateriais de igual valor histórico mostram a vida da comunidade que, prossegue acreditando que pode ser diferente.

Nesse universo de seres humanos que acreditam na dignidade da vida, uma energia iluminada surge. É o sopro da esperança cujo tempo é da delicadeza, da gentileza, ouro além das Minas, cravado em montanhas e corações. Que viva e sobreviva, Barão de Cocais!

IMPORTÂNCIA DO EVENTO E PROGRAMAÇÃO OFICIAL

A esperada festa abre as portas da cidade para receber turistas de todas as partes e fortalece a responsabilidade cultural, diante de tradições locais de raro valor. Preservar história e memória gastronômica, com receitas de família, perpetuadas de geração em geração ou, pratos que surgem, repaginados, diante da criatividade das gerações atuais.

Essa reconhecida iniciativa idealizada pelos atuais gestores da EMATER-MG de Barão de Cocais, valoriza, ainda. a agricultura da terra e seus frutos, utilizados nas receitas que ainda sobrevivem do delicioso sabor original. Riqueza pura.

Todo o trabalho junto às quitandeiras, não se restringe ao período das festas. Acontece durante o ano inteiro. Além do apoio direto aos agricultores familiares, vê-se o incentivo ao conhecimento e reconhecimento da importância dos “Primórdios da Cozinha Mineira” - nome, alias, que corresponde a um importante livro, coordenado pela especialista e pesquisadora Vani Pedrosa e que resgata, mapeia e preserva os hábitos alimentares dos primeiros habitantes de Minas Gerais.

Rejane Mendes e Wemerson Barra, extensionistas da EMATER-MG, em Barão de Cocais, têm gerado possibilidades freqüentes, neste aprendizado, através de oficinas da própria EMATER ou entidades parceiras, tais como o SEBRAE e o SENAC.

Programação

04 de maio, sábado:

8h – início das atividades. Café da manhã e Praça de Alimentação

14h – oficina aberta “Modo de fazer goiabada cascão”

15h – apresentação da Orquestra Big Band Funcec

16h30 – Concurso de Quitandeiras Mirins

21h – show – Forró Trio

05 de maio, domingo:

8h – caminhada ecológica “Pelas trilhas do Barão”

8h – início das atividades. Café da manhã e Praça de Alimentação

10h30 – apresentação do Coral Infantil Maestro Yolando dos Santos

11h – oficina aberta “Modo de fazer goiabada cascão”

12h – premiação do Concurso de Quitandas

16h – Banda DR4

CONCURSO DE QUITANDAS

No final de semana anterior ao evento, foi realizado o Concurso de Quitandas, no Casarão do Cartório (Vila Colonial de Cocais). O resultado será divulgado durante a festa. O concurso reuniu 32 quitandeiras e quitandeiros, em 60 pratos, em uma seleção primorosa, rica, variada e exemplar.

"Os pratos apresentados no concurso tem aromas e sabores que nos remetem aos Primórdios da Cozinha Mineira. A cada ano as quitandeiras se dedicam mais e mais para apresentarem belos e saborosos pratos. A Festa da Quitanda é o reconhecimento do trabalho realizado durante todo o ano pelos agricultores e agricultoras familiares do nosso município. Vários são os trabalhos que os técnicos da EMATER-MG realizam com os agricultores e agricultoras familiares visando o desenvolvimento sustentável gerando ocupação e renda no meio rural"

(Rejane Mendes, Extensionista local da EMATER-MG)

O concurso foi dividido em quatro categorias: Bolos e Tortas, Pães e Roscas, Biscoitos e Rosquinhas e, neste ano - como novidade, a partir da avaliação, demanda e escolha das próprias quitandeiras junto à organização do evento na edição anterior -, a categoria das Quitandas salgadas. A nova categoria já chegou mostrando que Barão de Cocais brilha, igualmente, na criatividade para a culinária salgada.

Para os bolos e tortas, a goiabada da região – reconhecida como patrimônio imaterial, foi ingrediente obrigatório. Nos pratos de todas as categorias, as quitandeiras utilizaram, segundo o regulamento, pelo menos um ingrediente da Agricultura Familiar, produção própria ou de terceiros, informada na receita impressa.

O Concurso, contou com a participação de jurados de várias entidades parceiras ou representativas. No júri, estiveram: Grazielle Dutra, coordenadora de Alimentos e Bebidas do Santuário do Caraça; Zelina Batista Costa dos Santos, atual gerente do Banco do Brasil da cidade; Nicolle Martins, SEBRAE/MG; Vinicius Dutra, La Viola; Márcio Henrique Mol, Gerente Geral do Santuário do Caraça; Márcia Francisco, jornalista, netweaver e consultora em Comunicação Criativa e Comportamento; Sheilla Lourdes de Oliveira Forza, Coordenadora do Bem-Estar Social da EMATER-MG; Lidiane Socorro, Jaguar; Fernando Almeida, G6;Márcia Martins, do Circuito do Ouro e Marlene Nicolau e Laura Moreira, quitandeiras da COOAPRA de Acaiaca/MG.

Nas falas dos jurados após a apreciação e seleção das quitandas, reconhecimento e convites para eventos e novas propostas de parceria, potencializando a visibilidade das quitandeiras locais em justa valorização. Representantes de uma das cidades presentes, saíram estimulados a realizar a ação com suas próprias quitandeiras.

CURIOSIDADES

Está em processo de reconhecimento, o Queijo Minas Artesanal do o Circuito Entre Serras, como é chamada a região que vai da Piedade ao Caraça, e inclui os municípios de Caeté, Santa Bárbara, Catas Altas e Barão de Cocais.

Uma surpresa para muitos turistas é conhecer as riquezas de Barão de Cocais. Muitos desconhecem que para chegar à Santa Bárbara e Catas Altas, destinos reconhecidos, é necessário passar por Barão de Cocais. Fica a dica, de um passeio singular que pode ser programado, na visita ao Circuito Entre Serras.

Barão de Cocais fica a 93 km de Belo Horizonte, através da BR-381, em direção a João Monlevade. À direita, entrar no trevo da MG-436 rumo ao Caraça. Pela ferrovia, a distância é de 87 km. De ônibus ou de trem, a viagem dura em média 1h40.

Foto: Divulgação

Selecionamos os melhores fornecedores de BH e região metropolitana para você realizar o seu evento.