Notícias

FUMEC realiza palestra com médico italiano indicado duas vezes ao prêmio Nobel de Medicina hoje (03/5)

Na próxima quarta-feira, 03 de maio, a Universidade Fumec (Fundação Mineira de Educação e Cultura) promove uma importante palestra na área de saúde com o renomado médico italiano Giulio Fillipo Tarro, indicado duas vezes ao prêmio Nobel de Medicina. O evento gratuito, organizado pelo curso de Biomedicina da instituição, será no auditório Phoenix da Faculdade de Ciência Humanas, Sociais e da Saúde (FHC), a partir das 19h30.

            Com o tema “Câncer e Hepatite C: vacinas para vírus oncogênicos e diagnóstico”, a palestra do médico, cientista e pesquisador Giulio, será seguida de debate, e desperta grande interesse pela comunidade acadêmica e profissionais da saúde pública e privada. O evento é voltado para estudantes do curso de Biomedicina da Fumec, mas o público externo também poderá participar. Estão reservadas 50 vagas para profissionais da área da saúde e os interessados podem enviar um e-mail [email protected] com o assunto “Palestra Giulio Tarro” e aguardar a confirmação da inscrição.

            A coordenadora do curso de Biomedicina da Fumec, Ana Amélia Paolucci Almeida, uma das organizadoras do evento, ressalta a importância da presença do médico Giulio Tarro e do tema que ele traz para a palestra Câncer e Hepatite C: vacinas para vírus oncogênicos e diagnóstico. “Ao ler sobre a vida do professor Giulio Filippo Tarro o que me despertou a atenção foi perceber nele um grande cientista a serviço da saúde e da humanidade. Pela relevância de suas pesquisas sobre vacinas oncogênicas e vírus, a sua presença na Universidade Fumec com certeza despertará os nossos estudantes para um novo mundo. Conhecer um nome que ficara para a história é uma oportunidade única”, finaliza.

Sobre Giulio Fillipo Tarro

Graduado em medicina pela Universidade de Nápoles em 1962, o médico construiu uma impressionante vida cheia de sucessos e reconhecimentos, descobertas e conferências. Giulio Tarro é o emblema do bom médico de hoje: ele próprio, como um grande humanista, além de cientista que é, revela o que o encanta em sua profissão. "A única coisa que sempre me fascinou na minha profissão como médico, pesquisador e cientista é, além do encanto da descoberta científica, ter de confrontar com doentes incontáveis: todos diferentes em idade, história, cultura, condições sociais, as inclinações de ânimo, etc. E, ao mesmo tempo, todos iguais perante a doença e muitas vezes até a morte".

Nos anos de 2000 e 2015, o professor Giulio Tarro foi indicado para receber o prêmio Nobel de Medicina. Em 1979, isolou o vírus respiratório em crianças durante o surto do "mal escuro" na Europa. Nos últimos tempos, vem desenvolvendo estudos para a separação de antígenos tumorais e identificar o seu valor no diagnóstico e imunoterapia.

Giulio Tarro é também Presidente da Fundação Onlus "Teresa & Luigi de Beaumont Bonelli" para a pesquisa sobre a cura do câncer. Atualmente, a Fundação dedica especial atenção aos jovens pesquisadores com o financiamento de bolsas de estudo e visa sensibilizar e informar o público através de conferências sobre temas especializados e painéis de discussão.

Foto: Divulgação

Selecionamos os melhores fornecedores de BH e região metropolitana para você realizar o seu evento.