Notícias

Walter Firmo abre exposição e faz bate-papo no Memorial Minas Gerais Vale

Um dos maiores fotógrafos do Brasil, Walter Firmo, abre, no dia 7 de maio, com bate-papo às 19 horas, grande exposição de fotografias no Memorial Minas Gerais Vale, entitulada: “O Brasil que merece o Brasil”. Serão 93 fotos realizadas entre a década de 1960 e 2017, fazendo um impressionante panorama da cultura popular de diversas regiões, exaltando o papel do negro na criação e preservação de nosso patrimônio cultural. A mostra inclui retratos clássicos de grandes figuras brasileiras,como Pixinguinha, Cartola, Pelé, Clementina de Jesus e Arthur Bispo do Rosário, assim como registros de anônimos, que o fotógrafo nos faz parecerem familiares. A cor abusada e a maestria no manejo da luz, características que já lhe renderam diversas premiações, chamam atenção em cada conjunto de fotos. A mostra é gratuita e vai até o dia 30 de junho. O bate-papo acontecerá no auditório, com retirada de senhas uma hora antes do evento e entrada gratuita, sujeita a lotação. O Memorial Minas Gerais Vale fica na Praça da Liberdade, 640, esquina com Gonçalves Dias.

Reconhecido nacional e internacionalmente, o trabalho de Walter Firmo já esteve exposto em muitos países, mostrando um Brasil de tirar o fôlego. Sua obra pode ser desfrutada sob diversos aspectos: o fotojornalismo, o viés surrealista, a abstração, as paisagens, o retrato. Para esta exposição, a curadora Paula Porta escolheu um dos mais preciosos veios da produção do fotógrafo: a negritude. “O reconhecimento da impressionante força e importância do negro nas Américas ainda está muito aquém do merecido e quase sempre é implícito e pontual. Esta exposição faz uma dupla homenagem: ao povo negro do Brasil e a um dos maiores fotógrafos do país. A exposição mostra um Brasil pleno de atitude, cultura, espírito e generosidade. Um Brasil que sempre ofereceu muito mais do que recebeu e que merece ser exaltado por um grande artista como é Walter Firmo”, destaca a curadora.

A exposição coincide com o já tradicional cuidado que o Memorial Minas Gerais Vale vem tendo em valorizar a cultura de origem africana em nosso país. O museu abriga exposição permanente que ressalta a herança cultural trazida pelos negros ao Brasil e também realiza a exposição itinerante Africanidades, que visita cidades do interior de Minas Gerais para levar esse aprendizado.

Sobre Walter Firmo

Nascido no Rio de Janeiro, filho de paraenses, sua trajetória fotográfica começou no fotojornalismo, quando ingressou, ainda garoto, no jornal Última Hora. Depois vieram Jornal do Brasil, as revistas Realidade, Manchete, Isto É, entre outras, e o trabalho como correspondente em países como México, Canadá, Jamaica, Porto Rico, Barbados, Chile. Do longo período como fotojornalista, Firmo possui um legado de imagens que contam a história do país, de seus artistas e de seu povo. Seu trabalho para capa de discos de grandes artistas da música brasileira tornou-se icônico, como as fotos de Pixinguinha, Cartola, Clementina de Jesus e Paulinho da Viola, entre outros. Foi diretor do Instituo Nacional de Fotografia e comandou a área de fotografia da Funarte. Nos anos 90 passou a trabalhar como freelancer, dedicando maior tempo a seu trabalho autoral. Recebeu diversos prêmios, publicou livros e teve sua obra exibida em muitas exposições no Brasil e no exterior, em uma brilhante carreira de mais de 60 anos. Aos 81 anos, continua em plena atividade, viajando pelo país para novos registros, palestras e oficinas.

A exposição de Walter Firmo que chega em 2019 ao Memorial Minas Gerais Vale faz parte do Programa de Itinerância Cultural da Fundação Vale. A exposição foi aberta em março de 2018 no Maranhão, e percorrerá os outros espaços culturais patrocinados pela Vale no Brasil, proporcionando a troca de conteúdo artístico e cultural entre os Estados brasileiros.

Foto: Walter Firmo

Selecionamos os melhores fornecedores de BH e região metropolitana para você realizar o seu evento.