Notícias

Ex-alunas da Fafich criam podcast com histórias dos anos 1980 da UFMG

Primeiro episódio está publicado no Spotify; serão até cinco programas com duração de cerca de 50 minutos

Estreou no Spotify o podcast Fafich em revista, programa criado “para reunir histórias e memórias daqueles que, de algum modo, tiveram contato com a Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas (Fafich) da UFMG dos anos 1980”, como está explicado em sua sinopse.

O programa é uma iniciativa das ex-alunas da Fafich Maria Cristina Leite Peixoto, doutora em sociologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e professora aposentada da Universidade Fumec, e Rosane Catarina de Castro, mestra em sociologia pela UFMG e analista de políticas públicas da Prefeitura de Belo Horizonte.

Programação

No primeiro episódio, disponível na plataforma, as criadoras apresentam o projeto e reúnem depoimentos sobre um dos mais importantes espaços educacionais, políticos e culturais da história de Belo Horizonte. O segundo episódio foi ao ar na última semana de abril.

“A ideia é que o podcast traga narrativas sobre a Fafich feitas pelos seus protagonistas e por suas testemunhas, buscando valorizar o que ela sempre teve de melhor: ser um espaço de diversidade de pessoas, pluralidade de ideias, estilos de vida, crenças políticas, interesses científicos e diferentes trajetórias profissionais”, dizem as apresentadoras.

Segundo elas, a previsão é que sejam publicados mais três ou quatro episódios, com algo em torno de 50 minutos cada, sobre temas como a luta pela moradia estudantil, a invasão da Fafich pela Polícia Federal, a famosa visita do ator José Wilker (1944-2014), por ocasião do lançamento do filme O homem da capa preta, e os diversos espaços de convivência da unidade acadêmica.

Novas informações sobre os episódios do podcast estão em sua página no Instagram e também podem ser obtidas pelo e-mail [email protected].

Foto: Arquivo Pessoal

Selecionamos os melhores fornecedores de BH e região metropolitana para você realizar o seu evento.