Notícias

Arthur Melo encerra trilogia de clipes com “Adeus”

Faixa está no álbum de mesmo nome, lançado em 2020

O cantor, compositor e instrumentista mineiro Arthur Melo encerra o ciclo de seu terceiro disco, “Adeus”, em clima de despedida. A faixa-título é o terceiro capítulo de uma trilogia de clipes iniciada com “2012, o ano bege” e seguida por “De Lá Pra Cá/Trafegar”. “Adeus” é mais uma parceria com os diretores Felipe Vignoli e Ieda Lagos.

 

Assista a “Adeus”: https://youtu.be/uGVZyWcOIZs

Ouça “Adeus”: https://sl.onerpm.com/7895582922

 

Cada clipe é introduzido por um texto falado, onde a narrativa das faixas fica mais clara. Se na primeira parte da trilogia o tema foi o Caos, em “De Lá Pra Cá/Trafegar” surgiu a temática da Angústia. Por fim, “Adeus” traz a Ausência. Não por acaso, o vídeo chega no início do outono, estação que inspirou todo o conceito do álbum.


 

Assista ao clipe “2012, o Ano Bege”: https://youtu.be/Oe4Sx1l99iU

Assista ao clipe “De Lá Pra Cá/Trafegar”: https://youtu.be/-nIZXLfMlTY


 

“O outono é muito presente durante o disco por ser a estação em que nasci e que mais me sinto acolhido. De alguma maneira buscava trazer para as músicas a mesma sensação que tenho quando sinto os primeiros ventos de outono que me arrepiam”, resume Arthur.

 

O clipe acompanha um casal que está prestes a se separar. O aspecto pessoal e emocional de todo o álbum transparece na letra e até nos arranjos, com um violão folk carregando as melodias e assombrações das vozes, guitarras e teclados.

 

“A ausência pode ser do próprio eu lírico, pode ser da falta do outro, ou da presença de uma relação. O clipe conta com várias referências a filmes que gostamos que tentamos refazer como uma forma de homenagem mas que ainda sim conversasse com o roteiro e a música”, explica.

 

Nascido e criado em Belo Horizonte, Arthur Melo atua na cena brasileira desde 2017, quando lançou pelo selo La Femme Qui Roulle seu primeiro EP, “Agosto”, e em 2018 deu continuidade com o disco “Nhanderuvuçu”, ambos produzidos por Leonardo Marques. O trabalho passeia pelo samba e bossa nova até a psicodelia e o rock e levou Melo a tocar nas principais casas de shows do país com artistas do mundo inteiro como Devendra Banhart, Alucinaciones en Familia, Juan Wauters, Sessa, Liniker e os Caramelows, Glue Trip e outros. O álbum também rendeu clipes para as faixas “Tormenta”, “Cardo” e “Desapego”.


 

Assista a “Tormenta”: https://youtu.be/vPzPfhyIkwk

Assista a “Cardo”: https://youtu.be/Um9_3srJ_u0

Assista a “Desapego”: https://youtu.be/mc6_QdFWSrs


 

Após uma turnê em 2019 por Portugal e Espanha para divulgar “Nhanderuvuçu”, surgiram gravações feitas nas ruas e praças por onde passou, em parceria com o amigo e companheiro de banda, Pedro Theodoro. O resultado foi o disco “Metanoia”, lançado em outubro daquele ano pelo selo paulistano Sentinela. O álbum acompanhou ainda clipes de “Tejo”, “Entre os Dias” e “Normal”.


 

Assista a “Tejo”: https://youtu.be/q3hg5sZ0uZE

Assista a “Entre Os Dias”: https://youtu.be/WhUmaxBbMsA

Assista a “Normal”: https://youtu.be/kPgRYym7OL0


 

Em 2020, Arthur lançou seu terceiro disco, “Adeus”, gravado inteiramente sozinho na Vila do Calango em Belo Horizonte. “Fiz um isolamento durante os meses de janeiro, fevereiro e março. Assim nasceu o disco ‘Adeus’, que diz muito sobre perdas, solidão, vazio, morte, fantasmas do que já se foi, angústias, traumas passados e melancolias presentes que resolvi encarar em forma de música”, completa Arthur. Em 2021, o disco ganhou uma versão em compacto vinil, lançado pelo selo inglês Wonderfulsound.


 

A trilogia de clipes vem para encerrar esse ciclo do álbum “Adeus” enquanto o artista prepara outras novidades.


 

Assista a “Adeus”: https://youtu.be/uGVZyWcOIZs

Ouça “Adeus”: https://sl.onerpm.com/7895582922

Ficha técnica

Direção: Felipe Vignoli e Ieda Lagos

Roteiro: Felipe Vignoli

Montagem: Felipe Vignoli

Direção de Fotografia: Renan Távora Soares

Colorização: Renan Távora Soares

Assistência de Direção: Micaela Demarco

Produção Gangorra Filmes


 

Adeus está no disco de mesmo nome, disponível em todas as plataformas


 

Letra, composição e arranjos por Arthur Melo

Arthur Melo - vozes, violão, teclado, guitarra e percussão

Gravado, produzido, mixado e masterizado por Arthur Melo na Vila do Calango

Foto: Mateus Cimini

Selecionamos os melhores fornecedores de BH e região metropolitana para você realizar o seu evento.